Publicado em 14/12/2015 14:10

Alto índice de dengue leva governo a decretar emergência sanitária em GO

MP recomenda um reforço imediato no combate ao Aedes aegypti

As notificações de casos de dengue em Goiás chegaram a 183.722 até o último dia 5, segundo balanço divulgado na quinta-feira (10) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). No total, 92.429 foram confirmados e ocorreram 76 mortes. Esses números fazem com que este ano seja o recordista de registros da doença no estado e levam o governo a anunciar que decretará estado de emergência sanitária.

Segundo a SES, a medida, que valerá por 180 dias, visa reforçar o combate aos focos de Aedes aegypti. Além da dengue, o mosquito transmite a febre amarela, chikungunya e o zika vírus, suspeito de ligação com casos de microcefalia.

O decreto, que deve ser assinado na próxima quarta-feira (16), autorizará a compra, sem a necessidade de licitação, de medicamentos para tratamento de pacientes, inseticidas, máquinas e veículos necessários para o trabalho de pulverização. Além disso, será permitida a contratação temporária de pessoal para atuar nas ações preventivas de controle do mosquito.

Até o momento, a secretaria diz que foram notificados cinco casos de febre amarela no estado, com três óbitos. Não foram confirmados casos de chikungunya e zika vírus, apesar de casos suspeitos estarem sob investigação.

Devido à situação alarmante, a SES pediu ajuda ao Corpo de Bombeiros para combater focos do mosquito. Uma reunião foi realizada no último dia 7 para traçar diretrizes da ação, que terá duas estações de trabalho.

A força-tarefa contará com cerca de 2 mil militares. Também ficou definido que o Corpo de Bombeiros fará o acompanhamento do número de casos notificados e bloqueados de dengue e zika, além de apoiar a instalação dos Comitês Municipais de Combate ao Aedes aegypti.

Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/12/alto-indice-de-dengue-leva-governo-decretar-emergencia-sanitaria-em-go.htm

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)