Publicado em 12/06/2007 09:00

Antônio ia se casar

Pipocam festas juninas por todos os cantos. Tem até aquela cantiga antiga: "Com a filha de João, Antônio ia...

Pipocam festas juninas por todos os cantos. Tem até aquela cantiga antiga: "Com a filha de João, Antônio ia se casar; mas Pedro fugiu com a noiva na hora de ir pro altar..."

Este trecho acima faz parte de uma das muitas cantigas entodas  durante as festas juninas. Ela é especial porque junta numa mesma letra os três Santos  cujos dias são comemorados em junho, dando origem as festas juninas: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29).

As festas juninas são tradições em todo o País, mais especialmente no Nordeste e no Centro-Oeste. E todas elas não podem faltar fogueira, pipoca, quentão, dança de quadilha e outras brincadeiras, como pular a fogueira, subir o pau de sêbo e simpatias. Tudo é muito divertido, muito colorido e muito alegre, lembrando as velhas festas do interior.

SANTO ANTÔNIO

De acordo com pregadores, o título de Santo Casamenteiro não encontra respaldo religioso. Esta é apenas uma crendice popular. Santo Antônio foi muito mais expressivo pelo seu caráter missionário e defensor dos pobres contra a opressão e abusos do feudalismo. O Santo também é admirado por seus dotes de ótimo orador. Conhecido como o protetor dos varejistas, é ainda padroeiro das povoações e dos soldados, pois em vida enfrentou aventuras como soldado português. O seu dia é comemorado em 13 de junho. A data é uma homenagem a Fernando de Bulhões, que nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195 e faleceu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231. Recebeu o nome de Antônio em 1220, quando passou da Ordem de Santo Agostinho para a de São Francisco.

SÃO JOÃO

São João é o Santo mais festejado do mês de junho. Nasceu em 24 de junho alguns anos antes de seu primo, Jesus Cristo, e morreu em 29 de agosto do ano 31 d.C., na Palestina. Foi ele quem intituiu o batismo na Igreja, por meio da imersão na água. O seu dia é comemorado com fogos de artifício,  mastros e balões coloridos, além dos banhos coletivos de madrugada e fogueiras. No Nordeste do Brasil, é conhecido com  protetor dos casados e enfermos.

SÃO PEDRO

De origem humilde, São Pedro foi apóstolo de Cristo e encarregado de fundar a Igreja Católica. São Pedro era o mais espontâneo dos 12 apóstolos. Ele era alguém sem cerimônias, brincalhão e, às vezes, levava uns pitos de Jesus. Há inúmeras histórias engraçadas sobre ele. Foi escolhido como fundador e primeiro papa da Igreja e acabou morrendo como mártir. Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, é festejado no dia 29 de junho com a realização de procissões marítimas em várias cidades do Brasil. É conhecido como o guardião das portas do céu e o comandante das chuvas.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)