Publicado em 06/07/2011 11:11

Dependência ambiental

Comemoramos no último 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia. A data foi criada em 1972 para discutir a proteção ao meio ambiente.

Comemoramos no último 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia. A data foi criada em 1972 para discutir a proteção ao meio ambiente. A poluição que machuca o nosso planeta é grande e, por isso, a data foi criada. A poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano; destruição da camada de ozônio; destruição das espécies vegetais e das florestas; extinção de animais, além das nascentes dos rios que são destruídas a cada dia.

Um grande exemplo disso é o nosso Rio Meia Ponte. O rio que nos é fonte de abastecimento sua água não é mais clara como antigamente e muito menos limpa. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros, papéis e papelões, e isso causa a destruição da natureza e a morte de vários animais. Das 37 cidades em que o Rio Meia Ponte passa saindo de Itauçu, onde tem sua nascente, poucas ainda aproveitam a água do rio para beber. Em Inhumas, o rio é a principal fonte de água potável, mas também está degradado.

A população precisa ser conscientizada sobre as maldades que atingem o meio em que vivemos e que são causados pela poluição do meio ambiente, pois assim cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão. Existem várias coisas que podemos fazer para melhorar as condições de vida em nossa sociedade. Não jogar lixo nas ruas é um bom começo. Usar menos produtos descartáveis e, principalmente não descartá-los de qualquer maneira. Tenho certeza que se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras poderão viver melhor.
É importante lembrar que o meio ambiente nos cerca, ou seja, está por todos os lados e que nós dependemos dele para sobreviver. Não podemos destruí-lo sem ao menos pensar no que estamos fazendo, pois se pensarmos que ao degradar aquilo que nos cerca, também estamos condenando a nós mesmos, talvez não fizéssemos isso. Na pior das hipóteses, os abusos com o meio ambiente seriam menos frequentes.

A cada dia surgem novas ideias de como diminuir as agressões sofridas pela natureza e aqui mesmo em nossa cidade já vemos sinais desses esforços. Escolas que se mobilizam em volta do tema para conscientizar seus alunos da importância do meio ambiente. Faculdades que promovem congressos e eventos que possuem esse tema como carro-chefe e principal fonte temática, além de pessoas que em toda a sua simplicidade são capazes de demonstrar à sociedade as suas preocupações com o meio ambiente.

Portanto, caros amigos que tenhamos consciência de nossas ações e atitudes com nosso planeta, pois dependemos tanto dele quanto ele de nós.

Por Célio Feliciano, vereador e presidente da Câmara Municipal de Inhumas
Fonte: Assessoria  de Imprensa  da Câmara  Municipal de Inhumas

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)