É preciso amar
Desde os fundamentos da humanidade, as bases religiosas foram instauradas para gerar uma forma pacífica de se conviver. Segundo as religiões com base no cristianismo, quando Móises recebeu das mãos de Deus a tábua dos 10 mandamentos, o Senhor já nos alertava do seguinte: "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o senhor, teu Deus, te dá(Ex 20,12).
Desde os fundamentos da humanidade, as bases religiosas foram instauradas para gerar uma forma pacífica de se conviver. Segundo as religiões com base no cristianismo, quando Móises recebeu das mãos de Deus a tábua dos 10 mandamentos, o Senhor já nos alertava do seguinte: Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o senhor, teu Deus, te dá(Ex 20,12).
Nesta semana, visitamos o ASSIAMA(Associação Inhumense de assistência a menores e anciãos), uma instituição de apoio social que desenvolve um papel fundamental neste município. Ali existem cerca de 60 idosos que vivem com bases no apoio prestado por este órgão, e pudemos também lembrar bem da fundamental importância à qual deve ser dada a este mandamento de Deus.
No dia 16 de março de 2006, fora realizada uma tradicional pamonhada comunitária nesta instituição. Foram doados sete balaios de milho pela Srª. Neusa, proprietária de uma chácara nas redondezas da cidade. Este evento ocorre todos os anos e conta com a colaboração de membros diretamente ligados ao ASSIAMA. A produção das pamonhas é utilizada para a alimentação dos internos.
Neste dia o ASSIAMA recebeu a ilustre visita do Sr. Abelardo Vaz, prefeito da cidade, que apareceu para prestigiar as obras de restauração do local e discutir métodos para o aumento de disponibilidade de recursos do governo da cidade, para com as instituições que cuidam da assistência social do município. O Prefeito visitou a estrutura e conheceu a reforma da lavanderia desta instituição.
Analisamos as estruturas e condições do recinto e vimos que ali ainda existe muito que fazer para contribuir para o bem estar de todos. A estrutura interna deste órgão filantrópico conta com duas alas, masculina e feminina, salão de refeições, cozinha, despensas, salão de reuniões e lavanderia, mais ainda depende do apoio de órgãos externos para conseguir executar as reformas necessárias em seus quartos de hospedagem para internos.
Está estabelecendo-se em Inhumas um portão de acesso que estará diretamente ligado a todas as entidades filantrópicas deste município com o intuito de criar a ponte necessária entre estes órgãos e os demais órgãos governamentais, a fim de conseguir-se uma maior agilidade entre as requisições formais e burocráticas que existem para a liberação de recursos, algo mais do que fundamental, pois a realidade atual não condiz com a facilidade de se manter uma estrutura sem uma entidade que gere agilidade entre as negociações que disponibilizarão auxílio financeiro e recursos para manteneção destes órgãos.
Conversamos com a Srª. Júlia, administradora do ASSIAMA, e questionamos sobre os recursos individuais que são recebidos através dos parentes dos internos. Foi aí que vimos a realidade que existe hoje não só nesta cidade, mais como em todos os locais do Brasil. Ali, os idosos muitas vezes são deixados por seus familiares sem nenhum compromisso, e muitos chegam a repassar falsas informações para que não fiquem ligados ao peso de manter o elo familiar entre o idoso (muitas vezes com deficiências de saúde). Muitos dos internos que ali estão, depois de internos, nunca chegaram a receber visitas de seus familiares, e vivem na harmonia daquele ambiente, mais incomodados pela saudade de seus entes queridos. Alguns lúcidos, outros com precariedades de saúde, mais na maioria, com o sentimento de falta presente.
A instituição conta com o apoio de jovens infratores, que prestam serviços a comunidade em troca de sua reabilitação, algo realmente fundamental para a reestruturação deste cidadão, pois ali ele entra em contato com seu ego real, ao ver a realidade daqueles que um dia tiveram em seu presente as oportunidades que estes infratores tem de se caminhar com vida digna diante da sociedade.
Ficamos aqui com a idéia da necessidade de apoio que estas instituições necessitam, bem como o ensinamento de responsabilidade para com nossos familiares. Com certeza se todos tivéssemos condições de cuidar e manter nossos entes queridos em sua velhice, próximos a nós, estas instituições teriam seu trabalho favorecido, e mais felizes seriam aqueles que dependem de nós, justamente nos momentos cruciais para suas vidas. E assim como o próprio Deus, um dia mencionou em seus mandamentos, que cuidemos de nossos pais para que prologuem-se nossos dias nesta terra, bem como para que possamos ser um pouco mais humanos.
COMENTÁRIOS
Comentar usando as redes sociais
Caixa de comentários TUDOIN