Publicado em 18/09/2008 11:12

Editorial do processo eleitoral

O processo eleitoral, quanto mais aperfeiçoado estiver, o seu exercício sempre contribui para o aperfeiçoamento, combina com a transparência que por sua vez faz parte dos requisitos essenciais de uma democracia.

O processo eleitoral, quanto mais aperfeiçoado estiver, o seu exercício sempre contribui para o aperfeiçoamento, combina com a transparência que por sua vez faz parte dos requisitos essenciais de uma democracia. Os eleitores precisam assim diagnosticar bem, na sua avaliação, candidaturas com esse compromisso combinado com a transparência e a sinceridade. O voto exercido com esta lucidez certamente vai melhorando bastante o nível das câmaras municipais e conduzindo para as prefeituras administradores capacitados.

    Impõe-se uma cobrança às Câmara de Vereadores. Elas não podem se omitir de modo algum em seu compromisso com a fiscalização dos atos do Poder Executivo municipal. Precisam ser sempre rigorosas quando se trata de conduzir investigações, quando existem suspeitas de irregularidades. As câmaras são, enfim, a instância política mais próxima do cidadão e precisam corresponder a este papel com espírito cívico e diligência.

    Pode-se definir como cidadania tudo o que diz respeito a vida civil e política do cidadão de um Estado livre, ou seus direitos e deveres. Muito se tem falado a propósito do resgate da cidadania do brasileiro, principalmente nas épocas eleitorais mas pouco se fez até agora com vistas a esse conceito de vida do ser humano.



Fonte:

Sader Calil - Jornal O Goianão
sadercalil@uol.com.br
(062)3511-2076
Curso Superior em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás
Jornalista reconhecido regionalmente por seu trabalho executado em Inhumas e região através do Jornal Goianão.
Sr. Sader é também professor aposentado da rede pública de ensino.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)