Publicado em 13/07/2006 21:31

FLAGRANTES DA MÍDIA

Síntese das notícias de Inhumas e região.

PASSANDO FOME

 
Não ter garantia de acesso a comida em quantidade, qualidade e regularidade suficientes. Essa é a situação de mais de 2 milhões de goianos (37,9 da população do Estado) que vivem na chamada insegurança alimentar. As informações foram divulgadas pelo IBGE e fazem  parte de uma pesquisa inédita no País sobre segurança alimentar, realizada em 2004. O estudo informou  que, em Goiás, cerca de 288 mil pessoas (5,2 da população) passaram fome pelo menos, uma vez em um período de 90 dias. No Brasil, o estudo indicou que 13,921 milhões de pessoas passaram fome em 2004. O País precisa caminhar muito para melhorar índices de segurança alimentar da população, segundo cálculos do estudo.

 
ITAUÇU

 
Reunidos em cooperativa, 26 apicultores da vizinha cidade de Itauçu iniciaram a colheita de mel de abelha deste ano, com previsão de produzir até setembro cerca de 6 toneladas de mel, em três etapas. Por enquanto, a comercialização ainda é feita de forma individualizada pelos produtores, mas o espírito de cooperação já predomina o grupo. Os preços estipulados são exatamente iguais, a busca da qualidade é compartilhada por todos e, quando um cooperado tem demanda, mas não tem produto, outro que dispõe de estoque é acionado para vender a produção. Será construída a Casa do Mel em Itauçu, local adequado para centrifugação, limpeza e envase, além da instalação de um quiosque na Rodovia GO-070 onde as pessoas poderão encontrar mel de qualidade. Também serão instaladas gôndolas com mel e produtos apícolas em estabelecimentos comerciais instalados ao longo dessa rodovia.

 
IPASGO

 
Toda vez que o servidor recebe um reajuste salarial é bom ficar atento no contracheque, para observar que parte ou quase totalidade deste reajuste é colocado em cima e retirado embaixo. O Ipasgo procedeu, por exemplo, um reajuste de 3,34 no plano de saúde, a partir do último mês de maio. Só que em algumas regiões do interior o atendimento ainda deixa muito a desejar.

 
IMPACTO

 
Passar sobre buraco ou lombadas pisando no freio. De acordo com instrutores do trânsito, o impacto da roda com a borda de um buraco é ainda mais severa se esta estiver travada pelo freio. Em lombadas, a frente do veículo mergulha assim que o motorista aciona o freio, o que diminui o vão livre entre o solo e o obstáculo. A dica é acionar o freio antes do buraco ou lombada. Depois que transpor o obstáculo, se houver necessidade, o motorista pode frear o automóvel novamente.

 
FESTA

 
Bastante elogiada o desempenho da festividade junina denominada 2ª Noite Goiana 2006 realizada dia 20 de junho, pela Escola Municipal Alessandro Miguel, na quadra de esportes da Vila 31 de Março. Prestigiada por pais de alunos e um grande público. A escola tem direção da professora Maria José Bettanin Roque.

 
PROBLEMA

 
Do humorista goiano Phaulo Gonçalves: "Segundo estudos, o trabalho atrapalha o sexo. Se o governo não acabar urgente com o desemprego nossa população vai ficar maior do que a da China".

 
RITMO DE BRASIL

 
No ritmo do axé e forró; na cadência do samba; no forrodó do baião e carimbó; no rebolado de rebichada e xote das meninas, a festa junina do Balão Mágico, no escurecer de 23 de junho, balançou a área de lazer da escola. Em ambiente decorado nas cores do Brasil, pais e alunos, professores e auxiliares brindaram nossas tradições.

 
ELEIÇÕES

 
Observadores políticos acham que os dois nomes no jogo eleitoral, Demóstenes Torres (PFL) e Barbosa Neto (PSB), tornaram mais difíceis as previsões sobre o resultado das eleições. Avaliam que ambos podem desfazer a polarização entre Maguito Vilela (PMDB) e Alcides Rodrigues (PP).

 
MAIS ELEITORES

 
O eleitorado do município de Inhumas cresceu de 33.968 para 34.989 eleitores aptos a votar, da eleição de 2004 para a de 2006. São 1.021 votantes a mais. Este ano são 103 seções eleitorais. As oito seções que  funcionavam no Colégio Frei Nazareno (por problemas de escadarias) irão para o Colégio Zênite. Damolândia, que pertence a 13ª Zona Eleitoral de Inhumas, tem 2.632 eleitores.

 
CUIDADO

 
Por volta de 9 horas da noite de 28 de junho, Roosevelt Caetano Leal (popular Rui) e seus familiares foram rendidos na própria residência, no Centro,  por dois homens armados. Ambos nervosos e fazendo ameaças de morte. Levaram um televisor, um aparelho DVD, uma máquina fotográfica digital, três celulares, 60 dólares e 680 reais. Fugiram no veículo Escort pertencente a Rui. Assim que ganharam a rua, a Polícia Militar foi acionada e o carro interceptado na GO-070, quilômetro 22. Houve troca de tiros. Um dos bandidos conseguiu fugir no matagal. O outro identificado por Diogo Abadio dos Santos, 21 anos, foi ferido na barriga, socorrido e levado ao Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo), onde foi submetido a cirurgia. Por ele, a Polícia Civil de Inhumas saberá o nome do foragido, com endereço para ele também ser preso. Um detalhe: o televisor também recebeu tiros.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)