Publicado em 23/08/2006 11:24

Mudança Inédita no Trânsito de Inhumas

A região central de Inhumas está sofrendo uma transformação inédita. Depois dos mais de 13.200 veículos cadastrados no Detran – unidade de Inhumas –, número obtido pelo órgão há cerca de dois meses, o trânsito ganha maior respaldo. Com projeto aprovado pela câmara dos Vereadores e enquadrado na lei de Responsabilidade Fiscal, a administração pública do município vem inovando o conceito de trânsito na cidade.

A região central de Inhumas está sofrendo uma transformação inédita. Depois dos mais de 13.200 veículos cadastrados no Detran – unidade de Inhumas –, número obtido pelo órgão há cerca de dois meses, o trânsito ganha maior respaldo. Com projeto aprovado pela câmara dos Vereadores e enquadrado na lei de Responsabilidade Fiscal, a administração pública do município vem inovando o conceito de trânsito na cidade. É com orçamento superior a 109 mil reais vindo da renda do próprio município que o prefeito Abelardo Vaz dá uma nova roupagem para o trânsito.


Usando de técnica especializada trazida por dois engenheiros de Goiânia, a equipe da secretaria de obras de Inhumas está fazendo uma transformação na sinalização do trânsito da cidade. Desde a implantação de semáfaros em pontos de maior confronto, os cruzamentos e ruas estão ganhando sinalização horizontal e rotatórias na região central. È com projetos aprovados pela Câmara dos
Vereadores, que representa a voz do povo, que o secretário de obras, Luís Antônio, vem conseguindo obter a opinião direta da população próxima às obras. A nossa mudança no trânsito é humanizada. A população está participando das mudanças e com isso ela está aprovando. Não se faz uma obra desta dimensão sem a participação do povo, observa o secretário.


As opiniões da população, em alguns momentos, se divergem. Boris Ivanov, carioca emigrado há cinco anos em Inhumas, filho de um taxista do ponto em frente à Gavião Modas, acha que a posição vertical que os carros foram colocados após a nova marcação causa uma certa insegurança. Na minha opinião nosso ponto deveria dar a posição de linha reta para os carros. Fazer a manobra para sair é preciso redobrar a atenção por causa da proximidade com a curva da banca de revista da praça. Ivanov salienta observando a falta de bom censo de alguns motoristas que andam em alta velocidade nas vias urbanas.

 

SEGURANÇA E EDUCAÇÃO


Já Luis Carlos, 33 anos, com sete de ponto-taxista na praça Belarmino Essado, afirma, com mais alguns colegas, que a nova sinalização deu um visual muito importante para os motoristas. Além da estética essa reforma nos trouxe segurança e mais respeito, principalmente para os motoristas de fora. Nós percebemos também que o número de veículo aumentou nos últimos dez anos, e essa pintura horizontal é fundamental.


Além da aprovação dos taxistas as pessoas que acompanhavam nossa reportagem revelavam que melhorou e deu um sentido educativo para todos, declara André Luis. O mesmo ocorre com o policiamento. Embora sendo que todos os motoristas saibam identificar os sinais e placas de trânsito, Major Biano, da 13ª Cia de Polícia de Inhumas, disse que é necessário que façamos a orientação no primeiro dia de mudança. Após o segundo dia, se necessário for, aplicaremos as multas. Isso de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

 

O que trouxe maior impacto nessa reforma foi a instalação dos semáfaros em quatro pontos estratégicos. O cruzamento da Rua Sizelízio Simões de Lima com a Avenida Bernardo Sayão, de frente à Coopervel, perdeu a rotatória e ganhou um semáfaro. O mesmo aconteceu no da Goiás com a mesma avenida. Outros dois pontos de grande periculosidade são os da praça central. Há dois questionamentos da população: uns dizem que deveria ser nos quatro cruzamentos da praça outros contestam dizendo que os dois são o suficiente. Luis Carlos defende que os semáfaros ficaram no cruzamento certo, não precisa ser em todos os cantos. É muito perto um cruzamento do outro e por isso o sinal já serve para os dois cruzamentos.

 

Cleomar Santos (Paraíba)
Acadêmico em jornalismo

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