Publicado em 24/01/2008 11:39

O SONHO E REALIDADE DA ALCAI

Quero contar a todos vocês um pouco do início do meu amor pela literatura. Creio que os primeiros barulhos e ruídos que ouvir na vida foram os das águas do Rio São Francisco misturados com os apitos dos vapores.  Umbelina Frota.

 Este ano de 2008 assinala o transcurso do 10º ano de aniversário da nossa Academia de Letras e Artes de Inhumas - ALCAI. Não falemos, porém, dos nossos êxitos e dificuldades vividas nestes anos de incansável labor, mas, dos nossos propósitos de continuar lutando e fazendo desta matéria um veículo de divulgação da literatura goiana, e da nossa ALCAI. Quero contar a todos vocês um pouco do início do meu amor pela literatura. Creio que os primeiros barulhos e ruídos que ouvir na vida foram os das águas do Rio São Francisco misturados com os apitos dos vapores. Minhas primeiras visões poéticas devem ter sido do cais, ou balaustra iluminada pela lua cheia com seus reflexos no grande rio. Disso tudo me lembro muito pouco, tinha meus 13 anos de idade, mas sei que ficaram plasmados em mim, como teia de aranha, entre um fio e outro. Já se passaram décadas, mas a teia é a mesma.


 Sou de uma cidade linda, Januária-MG, minha terra natal mineira, onde herdei invariável estímulo e o exemplo de dignidade, que procuro preservar e transmitir intocados aos que vierem depois de mim, de uma tradição intelectual, política literária e artística que carrego no fluxo sangüíneo. De Januária desgarrei fisicamente, mas jamais a esqueço; hoje sou goianeira, sou Inhumas, que amo muito, cheguei ao que sou por esta razão é que digo como poeta e escritora – um povo sem literatura, sem poesia, sem tradição e sem passado está fadado a desaparecer. Aí vem a importância da literatura na história de cada coletividade, pela simples razão de que ela nasce no mais profundo da alma do povo, pois quem ajuda aprende, e é ajudado, quem serve, instrui e é servido, digo isso porque temos que andarmos de mãos dadas para o término da ampliação de nossa sede, a Casa Getúlio Vaz, que é nossa Academia de Letras, nossa ALCAI, que a 3 anos lutamos para o término desta ampliação. Amamos a literatura! Feliz 2008 para todos vocês.


Abraços afetuosos da
Umbelina Frota.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)