Professor do IFG-Inhumas é reconhecido no XVII Webmedia
O professor do Campus Inhumas do IFG, Alan Keller recebeu, no dia 5 de outubro, menção honrosa de participação no Webmedia
O professor do Campus Inhumas do IFG, Alan Keller recebeu, no dia 5 de outubro, menção honrosa de participação no Webmedia - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web - realizado entre os dias 3 e 6 de outubro em Florianópolis.
O professor, que está de licença cursando doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC na Universidade de São Paulo, apresentou o trabalho A Technique for Human-readable Representation and Evaluation of Media-based Social Interactions in Social Networks premiado como o melhor trabalho na categoria "Artigo Completo". O estudo foi orientado pela Profa. Titular do ICMC-USP Maria da Graça Campos Pimentel.
De acordo com o professor, durante a pesquisa foi desenvolvida uma técnica para representação e avaliação de interações sociais em ambientes virtuais baseados em midias digitais. A ideia do tema nasceu de uma experiência realizada em 2009 com alunos da área de informática do Campus Inhumas. Na ocasião, foi criada uma ferramenta que possibilitava baixar videos do Youtube, compartilhar e inserir comentários. "Hoje, ferramentas similares estão disponíveis nas redes sociais, como a ferramenta Hangout do Google plus e a ferramenta HULU do Facebook."
Importância das interações sociais nos ambientes virtuais
Segundo Alan Keller, a importância do assunto deve-se ao fato de que, atualmente, qualquer pessoa pode gerar e disponibilizar mídias (vídeos, músicas, textos para a web) nas redes sociais por meio de recursos acessíveis que popularizam, cada vez mais, as tecnologias da área de computação.
Para ele, essa realidade gerou um novo paradigma de comunicação entre os humanos. "Estudar esse fenômeno não envolve apenas um ramo da ciência mas, sem dúvida, a tecnologia da computação é um dos pilares fundamentais para que esse fenômeno pudesse se popularizar."
Alan Keller explicou ainda que os frutos do estudo começam a aparecer. O tema também será explorado em sua tese de doutorado, com previsão de defesa para o mês de julho de 2012. "Também recebemos um convite para publicar o estudo que fizemos com os alunos de Inhumas em um periódico internacional, que será submetido no final de novembro desse ano e publicado depois de agosto do ano que vem. Outros resultados finais serão reportados em periódicos ainda esse ano para publicação o ano que vem ou em 2013."
COMENTÁRIOS
Comentar usando as redes sociais
Caixa de comentários TUDOIN