Publicado em 01/12/2010 04:57

Projeto Olhar Inhumas conclui primeira etapa

Projeto não consiste apenas em diagnosticar possíveis problemas de visão nos alunos da rede municipal de ensino, mas principalmente em tratá-los

A prefeitura de Inhumas se prepara para começar, já na próxima semana, a segunda etapa do projeto “Olhar Inhumas”, que tem como objetivo diagnosticar, de forma precoce, possíveis problemas de visão nos alunos da rede municipal de ensino. De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Gadia, a primeira etapa consistia em realizar o tratamento nas duas maiores creches da cidade, com crianças de zero a 5 anos de idade. Até o momento já foram atendidas 150 crianças nas creches Monielly Cristine e Vó Jovita.

“Passamos praticamente da primeira etapa que nos mostrou o ritmo de trabalho. Temos mais duas creches pela frente e tão logo terminemos, começaremos a trabalhar nos níveis escolares mais avançados”, explica. A meta, segundo o secretário, é atender todos os cinco mil alunos da rede municipal de ensino, em um processo contínuo de tratamento com aqueles que apresentaram algum tipo de problema. “Todos os alunos que foram diagnosticados com alguma anomalia já passaram por nova consulta, dando continuidade ao tratamento. O projeto não consiste apenas em detectar o problema, mas, sobretudo, de tratá-lo”, enfatiza.

Fernando Gadia explica ainda que o tratamento age de forma preventiva inclusive contra a possibilidade de cegueira e a incapacidade visual. Problemas que, futuramente, podem desenvolver dificuldades educacionais e sociais que atrapalham o aprendizado, com reflexos, também, na formação profissional.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, repassados pela secretaria, existem cerca de 40 milhões de pessoas cegas no mundo e, destas, quase a metade poderia ter evitado o problema com a prevenção enquanto criança. “A prevenção é o nosso objetivo. Exatamente porque, às vezes, pais e mães acabam descuidando e não levam os filhos para consulta”.

Fonte: Diário do Norte

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)