Publicado em 04/07/2012 07:29

Trânsito: disputa de poderes

O psicólogo Rosival Lagares, especialista em Psicologia do Trânsito, professor da PUC-Goiás cita pesquisas realizadas pela instituição de ensino nos últimos dez anos em que esses grupos - motoristas e motociclista - descrevem o trânsito como um ambiente desorganizado e de caos.

 

"Todos tendem a culpar o outro pela situação, classificando-o como mau motorista e mau motociclista por não respeitarem as leis de trânsito", afirma o professor. De acordo com o especialista, esse padrão de comportamento e o cenário favorável à hostilidade criam um círculo vicioso que só aumenta a violência no trânsito.

"Os motociclistas são mal vistos pelos motoristas. São rotulados de desatentos, imprudentes e apressados. Por outro lado, o fato de os motociclistas poderem trafegar entre os carros em movimento ou parados provoca nos motoristas sentimentos de frustração, pois, ao passo que estão em ritmo lento ou parados, os motociclistas passam rapidamente, deixando-os para trás. Segundo uma teoria em psicologia social, a frustração gera agressão", explica o psicólogo.O professor diz que pesquisas realizadas em Psicologia do Trânsito revelam que o fator econômico influencia no comportamento do motorista ao dirigir. "Nesse sentido, parece lógico que aquele que trafega de carro pode sentir-se economicamente superior àquele que trafega de moto, fazendo com que uma parcela dos motoristas reaja negativamente e até agressivamente em relação aos motociclistas. Assim como alguns motoristas que trafegam em carros mais novos e mais caros eventualmente se comportem da mesma forma em relação àqueles que trafegam em carros menores ou mais velhos", observa o especialista.

Mas é, sem dúvida, o complexo ambiente do trânsito o responsável pela maior parte dos conflitos entre motoristas e motociclistas. "O trânsito envolve situações de conflito constante pela ocupação do espaço público, onde há diversidade muito grande de pessoas com diferentes interesses e motivações, diferentes níveis culturais, educacionais, econômicos e sociais", acentua Rosival Lagares. (Deire Assis)

Trânsito embolado

Os vereadores Maria José Pacheco e Olício Lopes Vila Verde assinaram petição ao Executivo municipal solicitando instalação de rotatória no cruzamento das Ruas presidente Kennedy com Rui Barbosa e Elpídio Luiz Brandão - Centro.

Segundo eles, a medida se faz necessária e urgente, em razão do intenso trânsito de veículos no local. No entorno, funcionam estabelecimentos comerciais, Departamento de Serviços Urbanos, autoescola, Detran, verificando grande aglomeração de pessoas nas imediações. Com a rotatória pode evitar acidentes como vem acontecendo. Certamente que haverá uma maior disciplina no trânsito dando mais segurança as pessoas que por ali circulam.

TRANSTORNOS

"Por essa razão, medidas urgentes devem ser tomadas, evitando assim, a continuação de mais transtornos e prejuízos tanto materiais quanto relacionados à vida das pessoas", ressalta Maria Pacheco.

Notícia publicada no Jornal O Goianão ano 33, n. 480 página 2.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)