Publicado em 17/04/2009 10:18

Vistoria e treino conjunto agitam a Fórmula 200

Comissários da FAuGO irão promover uma vistoria completa nos itens de segurança dos carros da F200 para a temporada 2009

Os comissários da Federação Goiana de Automobilismo (FAuGO) irão promover uma vistoria completa nos itens de segurança dos carros da Fórmula 200 visando a temporada 2009 da modalidade. O exame dos veículos irá acontecer na próxima terça-feira (21/4), no Autódromo Internacional de Goiânia, a partir das 9 horas. Na ocasião será realizado, também, um treino coletivo de preparação para a etapa de abertura do campeonato deste ano, prova que será disputada no final de semana de 2 e 3 de maio, na cidade de Rio Quente.

 

A vistoria geral será feita pelo comissário técnico da modalidade, Ademir Lima, em conjunto com Américo Larozzi, o diretor de provas da Fórmula 200. Eles estarão verificando o estado de conservação de itens como macacões e capacetes que serão utilizados pelos pilotos na temporada, além de componentes de segurança nos veículos, como cintos de segurança e santantônio, por exemplo. Nos itens dos carros, serão verificados o estado de conservação e a qualidade de fixação, entre outros aspectos.

 

A medida faz parte da iniciativa conjunta da FAuGO, da Associação de Pilotos de Karts Especiais de Goiás (APKE) e da promoção da Fórmula 200 de aumentar o nível de segurança da modalidade. O trabalho, que já vem sendo desenvolvido nos últimos anos, será intensificado ainda mais esse ano, como parte da ampliação da estrutura do evento. “Nossa meta e aumentar a segurança dos pilotos e do público ao extremo”, explica Luiz Foguete, promotor da Fórmula 200.

Treinos – Enquanto as autoridades esportivas promovem a vistoria no equipamento, pilotos e mecânicos terão a oportunidade de preparar os carros para o Grande Prêmio Cidade de Rio Quente, abertura do campeonato 2009. Como a Fórmula 200 terá um regulamento novo nessa temporada, a prática coletiva passa a ser uma excelente oportunidade de ajuste dos veículos antes da ‘briga’ começar para valer.

 

De acordo com Zander Fabio, atual bicampeão da classe graduado, as novas regras técnicas irão aumentar a potência dos carros e torna-los mais resistentes. Mas é preciso que as equipes trabalhem as novas especificações para tirar o máximo proveito das novidades. Entre as mudanças se destacam a liberação da taxa de combustão e uma nova relação coroa-pinhão.

 

No primeiro caso, o limite passa a ser apenas na cilindrada e não mais na taxa de combustão. No segundo item, os pilotos ganham mais uma opção. A partir de 2009 poderão utilizar também uma relação com pinhão 14 e coroa 25 e 26. Na opinião de Zander Fabio, isso vai permitir um ajuste mais apurado do equipamento e a diminuição do índice de quebras, além de maior potência para os carros.

 


 
Donizete Araujo.
Foto: Zander Fabio

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)