Evite o câncer de pulmão

O câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos. Desenvolvido principalmente pelo tabaco.

O câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos. Desenvolvido principalmente pelo tabaco. É uma causa de morte que pode ser evitada tirando o cigarro da sociedade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), sua incidência mundial aumenta 2 ao ano e 90 das pessoas que adquirem a doença fumam ou fumaram por algum período.

 

De acordo com o INCA, somente no ano de 2006, o Brasil teve 27 mil vítimas do câncer pulmonar, 18 mil foram homens. Tumor que mais faz vítimas. O mais freqüente é o carcinoma de pulmão, responsável por 80 dos casos, ele está diretamente ligado ao tabaco.

 

Câncer de pulmão é uma doença previnível. Basta não fumar. Tabagismo é um veneno. Uma causa de morte direta. Por que ele lesa o pulmão, propicia alterações genéticas que levam ao surgimento do câncer, que poderia ser evitado simplesmente tirando o tabaco – informou o Dr. Murilo Buso, do Centro de Tratamento Oncológico do Hospital Universitário de Brasília.

 

Para diagnosticar a doença é preciso fazer um raio-x do tórax complementado por uma tomografia computadorizada. Tendo a certeza do tumor é preciso saber o estágio de evolução, se ele está restrita ao pulmão ou espalhada por outros órgãos.

 

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: tosse, ronco, dor no tórax, falta de ar e sangramento pela via respiratória. Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado, podendo existir crises. Além disso, uma pneumonia de repetição pode, também, ser a apresentação inicial da doença.

Tratamento

Existem três alternativas: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Métodos que podem ser associados para obter melhor resultado. Tumores restritos ao pulmão devem ser operados e removidos, com chance de cura de até 75. A associação de quimioterapia e radioterapia é o que mostra melhores resultados, com uma chance de cura de 30.

Consumo na adolescência

No Brasil, a faixa etária com maior taxa de iniciação é a partir dos 13 anos de idade. O hábito começa na adolescência. Das pessoas que fumam, 90 aprenderam o consumo antes dos 17 anos.

 

Fumante passivo – aquele que não fuma mas convive com fumantes – tem o risco aumentado de ter câncer de pulmão também.

MAIS NOTÍCIAS SOBRE INHUMAS E REGIÃO
CDL Saúde: acesse o catálogo de 2020 do CDL Inhumas
Inhumas vai ter caixa eletrônico do Banco24Horas
Decreto autoriza a reabertura dos comércios em Inhumas
Governo de Goiás lança novo decreto com novas regras para o comércio e outras atividades