O Marketing do Grito
Artigo Um dos grandes segredos da administração é Intuir, imaginar, farejar novos negócios e também as mudanças que irão aparecer no meio do caminho.Contribuindo para o caos nas ruas do comércio de Inhumas, apresenta-se aquela “turminha” desprovida de compromisso com a ordem, subindo com seus carros cheios de auto-falantes, fazendo tremer o chão, derrubando mercadorias expostas em prateleiras, quebrando vitrines, disparando os alarmes dos carros estacionados, impedindo o andamento do comércio local, causando irritação, prejuízos, transgredindo a lei.
...E as autoridades competentes que deveriam olhar com maior atenção o que acontece na comarca onde exercem suas atribuições não se fazem presentes. Residem fora da cidade.Lanço a pergunta, senhores, onde estão nossas autoridades? Onde está a Lei? Em Inhumas, aparentemente esta reside nas estantes dos escritórios de advocacia, nos “arcabouços” das instituições estaduais, quiçá nas bibliotecas municipais.
Dizem que a Lei existe para quem a conhece. Faço aqui um trabalho de utilidade pública, esclarecendo sobre um pouco de nossa constituição.“A legislação ambiental disciplina o controle da poluição de um modo geral. Relacionamos entre a legislação ambiental federal que trata da matéria a já citada Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981 e a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 que “dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências”, cujo artigo 54 considera crime “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana. Como a poluição sonora pode causar danos à saúde humana, afetando os sistemas auditivo e nervoso das pessoas, pode aquele que a provocar ser enquadrado no disposto nesse artigo da lei, sujeitando-se a penas de reclusão de um a quatro anos, além de multa.”
Seguindo a linha da baderna, encontram-se algumas empresas que ainda insistem em copiar a “turminha do barulho” dando nos nervos da vizinhança. E a gritaria continua. Uma verdadeira briga entre locutores nas portas das empresas dizendo:-Aqui é mais barato!-Não, não! Aqui que é mais barato e ainda por cima “a gente cobrimos qualquer oferta!”Haja exclamação para eles e ouvidos para nós, os clientes. Bom, já que se conselho fosse bom, a gente não dava, vendia, vou começar a cobrar pelas dicas que dou. Ah, se me ouvissem...
A poucos dias vi a criatividade superar o obsoleto marketing da gritaria na porta das empresas. Enquanto os locutores anunciavam preços através dos seus potentes e infames auto-falantes, um vendedor fantasiado de palhaço, carregando uma televisão de 20 polegadas, dançava na calçada com a televisão e cochichava aos que passavam:- Olha, é só R$ 289, 00, viu. É lá na empresa fulana de tal. Fiquei observando aquela estratégia. O danado do palhaço naquele dia deve ter sido responsável pela venda de no mínimo 10 televisores. Os locutores enfurecidos com a jogada do marketing do palhaço contra-atacavam: - Aqui não tem palhaçada não! Aqui “a gente cobrimos qualquer oferta”! Essa televisão aí que o palhaço está carregando aqui na empresa custa somente R$ 300,00!E o palhaço ria e falava baixinho aos que passavam:-É só R$ 289,00 viu, mas não conta pra ninguém não.O locutor:-Quer saber palhaço “filho de uma égua”, eu vou quebrar você no pau!Corre o palhaço com a televisão na mão e a polícia querendo saber o que estava acontecendo. Seguraram o locutor para não agredir o palhaço enquanto este vendia a televisão que carregava ao policial todo interessado na oferta.Daquela cena nunca esquecerei. Muito interessante esta estratégia para atrair clientes. É disso que precisamos, de criatividade! Não de berros nas portas das empresas. Só espero que amanhã ou depois não encham as portas de palhaços, copiando esta tática.Cada empresa tem uma história, uma cultura particular. Já pensou, senhor lojista, em perguntar para seus funcionários o que eles acham que poderia contribuir para o aumento das vendas?
Empresas modernas formam exércitos de executivos e funcionários operacionais, visando descobrir as intuições que eles têm a respeito: do futuro do mercado, do futuro da empresa, do desenvolvimento de novos produtos, e formas criativas de atendimento ao cliente.
Um dos grandes segredos da administração é Intuir, imaginar, farejar novos negócios e também as mudanças que irão aparecer no meio do caminho. Deixe de ser o “dono” de sua empresa por alguns minutos e comece a enxergá-la como cliente. Vá para a porta da mesma e faça a seguinte pergunta: Como cliente, de que forma vejo esta empresa?Tenho certeza que você encontrará ótimas respostas para os problemas que você não via. Faça a mesma pergunta que fez aos seus funcionários com os olhos de cliente. Estimule sua imaginação... Surpresa! As idéias brotam como água em nascente. O resultado vem como conseqüência da criatividade utilizada em beneficio do cliente. Será só do cliente? Logo-logo a barulheira infernal, aquela infeliz estratégia de gritar na porta da loja para atrair novos clientes começa a ficar démodé. Estacionar seu carro e as motos de seus funcionários na porta da empresa, com essa nova visão, torna-se suicídio administrativo. Mas isso é assunto para nosso próximo encontro.Estacionar seu carro e as motos de seus funcionários na porta da empresa, com essa nova visão, torna-se suicídio administrativo. Mas isso é assunto para nosso próximo encontro.