Os últimos flagras da cidade de Inhumas

Os últimos flagras da cidade de Inhumas. Malfeitos, aprovado, encontro, casamento, política e muito mais.

MALFEITOS2007, ano politicamente desastrado e frustrante, com episódios nada edificantes, como foi o caso da crise do Senado. 2008, chega com visão de ano de campanha eleitoral. Eleitores desiludidos podem indagar: valerá a pena votar? Não obstante os malfeitos da política brasileira, o voto continua a última esperança. A  partir das eleições municipais é que os brasileiros podem encontrar o caminho para a reversão dos cenários ruins. A autoridade de nível municipal é que pode enxergar a realidade e entender as demandas locais.

 

APROVADOO jovem Renan, filho do casal Adriano Lôbo Sahium/Elaine Lopes Vila Verde Sahium, foi aprovado no vestibular para o curso de engenharia civil, da Universidade Católica de Goiás (UCG). Recebendo cumprimentos de familiares e amigos.

 

ENCONTROComo sempre todo ano em janeiro, o movimentado encontro de intelectuais em torno da feijoada-galinhada, promovida pela escritora Umbelina Frota. Este ano aconteceu na sede da Associação Atlética Inhumense, dia 20 (sábado). Momento de descontração e assuntos literários. Turma de Goiânia e outras cidades marcando presença.

 

CASAMENTOOs jovens Paula e Eliandro casaram-se dia 19 de janeiro, na Igreja Assembléia de Deus - Ministério Fama. Paula é filha do casal Davi Isaías da Silva - vice-prefeito inhumense -, e Cleide Campos e Silva (em memória). Eliandro é filho do casal HélioAntoniassi/Elizabete Marques Antoniassi. União de família de Inhumas com de Paraná.

 

100  ANOSO Brasil tem 183.987.291 habitantes, segundo contagem da população realizada recentemente pelo IBGE. Desde o censo de 2000, quando era de 169,7 milhões de pessoas, a população brasileira cresceu a taxa anual de 1,21%. Há mais de 11 mil pessoas com 100  ou mais anos.

 

PDT  DE INHUMASNa convenção do PDT de Inhumas realizada dia 15 de dezembro último, o novo diretório ficou assim constituído, para mandato de dois anos: Valdir José Ribeiro, presidente.  Abdicare Calil Rime, 1º vice. Sebastião Carlos Moreira Melo, 2º vice. Valderico Pereira Novais, secretário. John Cássio Silva e  Aldo Normandos Sateles, vogais. Vereador Benedito Moreira Sobrinho, Líder da Bancada na Câmara. Hugo Pascoal Reis, presidente do Conselho de Ética. Adolfo Camargo Borges, presidente do Conselho Fiscal.

 

CAMINHARMais conselhos: caminhar é prática saudável.  Comece caminhando de 20 a 30 minutos por dia, e aumente de 5 a 10 minutos por semana, até completar 1 hora. Mas consulte o médico antes.

 

ASSUSTANDO No curso do ano passado, além do problema com o leite, na entressafra, ocorreu a absurda elevação de dois ítens: o feijão do tipo mais consumido subiu 138,48%  e a bata-inglesa quase 70%. A rigor, nem mesmo para os produtores isto é bom, pois tem um pouco de ilusório, já que são preços sustentáveis e assustam os consumidores, levando-os a diminuir a aquisição desses produtos ou mesmo buscar outra alternativa para substituí-los.O prudente mesmo é trabalhar pela retomada de estabilidade dos preços de alimentos.

 

QUEBRA DE SIGILOA Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB) vai propor ação de inconstitucionalidade contra o mecanismo criado pelo governo que obriga as instituições financeiras a repassarem semestralmente à Receita Federal dados sobre movimentação bancária de pessoas físicas e jurídicas. O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Vladimir Rossi Lourenço, considera que a medida caracteriza quebra de sigilo bancário. A instrução normativa criada pelo governo Lula começou a funcionar no primeiro dia do ano.

 

GUERREAR O secretário estadual de Saúde, Cairo de Freitas, afirmou que a guerra contra a  febre amarela exige a participação de toda a sociedade. Alerta que a participação de todos é imprescindível para combater a infestação do mosquito da dengue, que também pode transmitir esse mal. No passado, a doença causava sérios danos econômicos ao País. Cairo de Freitas fala dos riscos de urbanização da febre, mas vê que ela está sob controle.

 

DIRETORNa opinião geral, a participação popular foi decisiva no processo de elaboração do Plano Diretor de Inhumas. Este retrata fielmente o resultado das pesquisas, debates e discussões em dezenas de audiências públicas realizadas pela Câmara de Vereadores. Deve ser aprovado brevemente. Plano diretor é um instrumento obrigatório nas cidades acima de 20 mil habitantes, como estabelece a Constituição Federal.

 

OPORTUNOO plano é extramamente oportuno, uma vez que vai disciplinar o desenvolvimento populacional. Ordena ações e ocupações dos espaços urbanos, cuidando do crescimento territorial, da instalação de empresas nos locais adequados em fina sintonia com a preservação ambiental. Nesse caminho estará, certamente, firme no combate a especulação imobiliária e aos empreendedores sem compromisso com a qualidade de vida do município. Impõe-se hoje uma intransigente defesa em favor de uma zelosa observância das normas e respeito de loteamentos. Criá-los sem a mínima infra-estrutura é atitude que tem até um lado maldoso, pois se condenam centenas de famílias a moradias desassistidas dos benefícios infra-estuturais mínimos como abastecimento regular de água de qualidade e sistema de esgoto, bem como ruas regulares e aptas à futura pavimentação.

 

 

Sader Calil - Jornal O Goianãosadercalil@uol.com.br(062)3511-2076Curso Superior em Jornalismo pela Universidade Federal de GoiásJornalista reconhecido regionalmente por seu trabalho executado em Inhumas e região através do Jornal Goianão. Sr. Sader é também professor aposentado da rede pública de ensino.

MAIS NOTÍCIAS SOBRE INHUMAS E REGIÃO
CDL Saúde: acesse o catálogo de 2020 do CDL Inhumas
Inhumas vai ter caixa eletrônico do Banco24Horas
Decreto autoriza a reabertura dos comércios em Inhumas
Governo de Goiás lança novo decreto com novas regras para o comércio e outras atividades