Poetisa reconhecida em 5 continentes
Atual presidente da ALCAI, Umbelina luta por seus ideais uma de suas conquista foi a aquisição de uma sede para a associação o sonho se torna realidade nas mãos do ex-governador Marconi Perillo, que através da Agepel doou uma casa para a associação.Por: Claussius Silva de Souza
A poetisa e escritora Umbelina Linhares Frota Bastos teve recentemente seus poemas editados em livros e revistas de circulação mundial. No início de 2007 foi editado o poema The roses she did not have, no livro Word Poetry, almanac 2006, uma coletânea dos 100 melhores poemas mundiais dos 70 maiores escritores, editado na Mongólia o mesmo poema foi editado na revista multilingual “The words poets quartely” na China. Umbelina Frota é a atual presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Inhumas (ALCAI). No Brasil faz parte de inúmeras academias em diversos países a exemplo, Academia Internacional Trinacria em Messina na Secília, Academia II Convívio em Varzella na Itália, membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas (IWA-Bluffton College) em trabalho é a Drª. Teresinka Pereira presidente da IWA. A qual também é membro. “A presidente realiza várias viagens por todo o mundo divulgando nossas poesias e livros”, informa a escritora.
Em 2004, a poetisa recebeu uma homenagem na sala nobre do Senado do Parlamento italiano em Roma, sua poesia “Palavras”, foi selecionada em um universo de 449 participantes a nível mundial, recebeu o prêmio “Publio Virgilio Marone”. Outra poesia de relevância foi “Terra”, premiada na Exposição “Mail Art” na França e Itália. Os livros de poesias As Sombras do jatobá, Apenas uma lembrança, a novela, Viagem ao Passado, foram premiados na Academia Internacional II Convívio em Sicília na Itália. No Brasil também recebeu premiações e homenagens como Troféu Tiôco, medalha Filósofo Platão da Ordem Nacional dos Escritores. Através da IWA e Sociedade Internacional de Escritores Artistas Gregos em Toledo USA. Conferiram a Umbelina Frota o prêmio de honra ao mérito em memória do poeta Dennis Kenn “OEA AOHNA”.
A poetisa foi reconhecida através dos cincos continentes do mundo pôr sua dedicação como Presidente da ALCAI e sua grandeza intelectual, espiritualidade. Desde 1972 Umbelina dedica-se a direção os Correios da cidade de Inhumas e entorno. Escritores como Gabriel Nascente, José Luiz Bittencourt, Teresinka Pereira, Dr. Adolf P. Shvedchikov, tem registrado em diversos textos e meios de comunicação o trabalho da rainha dos correios e todos são unâmires em dizer sobre a simplicidade e humildade desta mineira incansável. Atual presidente da ALCAI, Umbelina luta por seus ideais uma de suas conquista foi a aquisição de uma sede para a associação o sonho se torna realidade nas mãos do ex-governador Marconi Perillo, que através da Agepel doou uma casa para a associação. Muitos contribuíram para esta aquisição, deputado federal Roberto Balestra, ex-secretário de Cultura Narsh Chaul Abdalla, enfim todos contribuíram para a perpetuação da cultura. Umbelina não descansa, até o momento não realizou a inauguração da casa, pois está transformando o local em um centro cultural.
Já modificou toda a estrutura da pequena casa, construiu um amplo auditório, várias salas, espaço destinado á biblioteca. “Para adquirirmos o material de construção contamos com a doação de amigos, empresários, políticos, escritores e temos um grande parceiro que é o prefeito Abelardo Vaz, que através do Governo da Cidade de Inhumas está nos dando á mão de obra necessária”, relata Umbelina. A ALCAI por motivos de falta de verbas paralisou a impressão do Jornal dos Acadêmicos, Umbelina Frota firmou parceria com o confrade membro da ALCAI, Claussius Silva de Souza proprietário do jornal “A VOZ” o qual dedica uma página cheia a divulgação da cultura e abriram novas parcerias divulgando vários textos; poesias e crônicas de Associados à IWA, gerando um choque cultural entre a cultura goiana com a norte americana, a grega, a russa, a chinesa, a mongol, a italiana, dentre outras.