Prefeituras de Municípios Goianos Paraliza Serviços Administrativo
A paralização dos serviços administrativos de Inhumas e outros municípios goianos, deverá durar 24h. A paralização é para aumentar o FPM.Os serviços administrativos de mais de 100 municípios goianos estão paralisados nesta sexta-feira (11), Inhumas está entre elas, segundo a AGM (Associação Goiana de Muícipíos) e a FGM (Federação Goiana de Municípios) a paralisação deverá durar 24horas, e não interfere nas áreas da Saúde e Educação.
A reivindicação é para aumentar o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o dinheiro arrecadado com os impostos é passado pelo Governo Federal aos municípios mensalmente. Em 1989 o FPM representava 15% de toda riqueza que o Governo Federal administra, hoje representa menos de 10% .
As despesas e as obrigações tem crescido cada vez mais e os prefeitos tem ficado com uma situação bastante complexa para estar cumprindo com as obrigações constitucionais, as leis de responsabilidade fiscal e a lei que impera a administração publica. O Governo Federal fica com 72 % do dinheiro arrecadado, o estado aproximadamente com 14% e os municípios com a menor parte.
O grupo de representantes do interior goiano, reuniram-se em Goiânia às 13h na Praça do Trabalhador em direção à Praça Cívica no centro da capital. De acordo com AGM e a FGM, as prefeituras estão sofrendo uma crise financeira em razão da concentração de recursos tributários pela União.