Processo Seletivo IFG 2011/2
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) reabriu ontem (12) as inscrições do seu vestibular para cursos superiores, e processo seletivo para os cursos técnicos. As inscrições para as duas seleções seguem até as 18 horas do dia 18 de maio e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica do Centro de Seleção (www.ifg.edu.br/selecao).O IFG oferta nesse vestibular de meio de ano 860 vagas para cursos superiores de tecnologia, bacharelado e licenciatura. A maioria das vagas é para o campus de Goiânia, ao todo, são 470. As demais são oferecidas para os campi nas cidades do interior de Goiás: 90 vagas para Jataí, 60 para Inhumas, 60 para Itumbiara, 30 para Uruaçu, 60 para Anápolis, 30 para Formosa e 60 para o campus de Luziânia.
Já para a modalidade de cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio são ofertadas ao todo 270 vagas, distribuídas nos campi do IFG, exceto no campus de Inhumas. Os cursos dessa modalidade são considerados técnicos profissionalizantes e destinados a quem já concluiu o Ensino Médio.
Para efetivar a inscrição, o candidato terá que pagar uma taxa de R$ 50 (cursos superiores) ou de R$ 30 (cursos técnicos). Como parte da política de ações afirmativas da Instituição, o IFG concede isenção da taxa para os candidatos que cursaram os três últimos anos do Ensino Médio, ou similares, em instituições públicas de ensino. É preciso se inscrever e solicitar a isenção da taxa, no período de 11 de abril a 06 de maio.
Além da isenção, outra ação afirmativa é a reserva de 50% das vagas nos dois processos seletivos para estudantes oriundos de escolas públicas, mas vale lembrar que, de acordo com o edital, as escolas pertencentes ao Sistema S (Sesi, Senai, Senac, Senart), as conveniadas ou instituições similares são consideradas como instituições privadas e por isso os candidados que cursaram o Ensino Médio nestas escolas concorrem às vagas da livre concorrência.
Já para os candidatos que pretendem se inscrever em curso que forma professores, o IFG destina 50%, em primeira chamada, das vagas dos cursos de licenciatura para professores da Rede Pública de Ensino, cuja seleção é feita por meio do Plano de Ações Articuladas pra Formação de Professores (PARFOR).E para os candidatos ao vestibular, são reservadas ainda 20% das vagas de todos os cursos superiores para ingresso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, cuja seleção é feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).