Professores de Inhumas promovem 2ª Manifestação pela Educação

O motivo principal do manifestação foi reforçar que a greve de professores na rede estadual de ensino de Goiás continua.

Professores inhumenses, da rede estadual de ensino, mais uma vez se concentraram na praça central Belarmino Essado, às 13horas da última sexta-feira, 2. O motivo principal do manifestação foi reforçar que a greve de professores na rede estadual de ensino de Goiás continua.

Entre as reivindicações dos professores está o retorno do pagamento da titularidade. "A reinvindicação do nosso movimento é pela volta do nosso plano de carreira. Houve alteração no nosso estatuto e os deputados votaram numa lei que retirou nossa gratificação e a incorporou ao vencimento para adequar ao piso nacional, o que pra nós foi uma perca de muitos anos de luta", declara um dos professores grevistas.

Há mais de um mês colégios estaduais suspenderam suas atividades. O Colégio Estadual Manoel Vilaverde entrou em greve no dia 6 de fevereiro, seguido de colégios como Rui Barbosa e Ari Ribeiro Valadão Filho, instituições estas que estão entre as mais significaticas da rede estadual de ensino da cidade. Segundo os professores, apenas três escolas inhumenses não aderiram à paralisação.

Percorrendo importantes ruas, ao som de palmas, apitos e palavras de ordem e segurando faixas e cartazes com os dizeres "A greve continua", "Nossos salários foram cortados, mesmo assim continuamos em greve", "Receba o Sintego Governo", os professores de Inhumas demonstraram que seguem firme na luta por seus direitos.

Segundo o Sintego (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás), o governo adotou uma manobra prejudicial à categoria para atingir o valor do piso. O ponto dos grevistas foi cortado. Sindicato e governo reuniram-se na segunda-feira (5), mas não chegaram a um acordo. O Sintego pede que, até a próxima semana, o governo de Goiás dê uma resposta sobre as reivindicações da categoria.

Veja fotos:

MAIS NOTÍCIAS SOBRE INHUMAS E REGIÃO
CDL Saúde: acesse o catálogo de 2020 do CDL Inhumas
Inhumas vai ter caixa eletrônico do Banco24Horas
Decreto autoriza a reabertura dos comércios em Inhumas
Governo de Goiás lança novo decreto com novas regras para o comércio e outras atividades