Quem deve votar

Jornal Goianão vai esclarecer dúvidas comuns com relação às eleições, dados do Tribunal Regional Eleitoral

A partir desta edição, Jornal Goianão vai esclarecer dúvidas comuns com relação às eleições, dados do Tribunal Regional Eleitoral (TSE). Informações  sobre o que fazer para justificar a ausência na votação, as principais datas do calendário eleitoral deste ano, boca-de-urna, como funcionam as eleições para deputado federal, estadual e distrital, "lei seca" no dia da eleição e outros temas.

 Quem devem votar nas próximas eleições?

 Existem propostas  em discussão no Congresso Nacional que tornam o voto facultativo (opcional), mas, por enquanto, o voto é obrigatório para os eleitores brasileiros, natos ou naturalizados, entre 18 e 70 anos. Quem não votar pode sofrer sanções.

 Somente os maiores de 16 anos e menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos têm direito a votar, sem ser obrigados.

 Ainda dá tempo para tirar ou transferir título de eleitor?

 Não. O último dia para o eleitor requerer alistamento eleitoral, transferência de domicílio ou revisão de dados foi 3 de maio de 2006. Agora, só no ano que vem. Por conta desse prazo, só está obrigado a votar quem completou 18 anos até o dia 3 de maio passado. Para quem faz aniversário depois dessa data, o voto é facultativo e, portanto, se não votar, não deve nada à Justiça Eleitoral.

 Quem não votou nas últimas eleições pode votar este ano?

 Pode e deve. O título de eleitor só é cancelado se a pessoa deixar de votar em três eleições consecutivas. Dessa forma, quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo.

 Até mesmo quem perdeu o título de eleitor  pode votar. Pra isso, é preciso saber, onde está a urna que deve receber seu voto e apresentar um documento de identidade com foto.

 Segundo o TSE, para as eleições de outubro, 125.913.479 eleitores espalhados pelos 5.685 municípios do Pais estão aptos a votar em outubro em 91.244 locais de votação. O Estado com o maior número de eleitores é São Paulo, com mais de 28 milhões com o título de eleitor expedido. Roraima tem o menor número: 233,6 mil.

 A cidade com o menor número de eleitores é Borá (SP), com 834, e, com maior, São Paulo (capital), com quase 8 milhões. Outros 86.360 brasileiros se inscreveram para votar em 93 países. Mais  de um terço desses (12.017) estão nos Estados Unidos.

MAIS NOTÍCIAS SOBRE INHUMAS E REGIÃO
CDL Saúde: acesse o catálogo de 2020 do CDL Inhumas
Inhumas vai ter caixa eletrônico do Banco24Horas
Decreto autoriza a reabertura dos comércios em Inhumas
Governo de Goiás lança novo decreto com novas regras para o comércio e outras atividades