Reunião com a equipe de Justiça Terapêutica
O Programa Justiça Terapêuticatem o objetivo de oferecer tratamento ao infrator usuário/abusador/dependente de drogas que tenha cometido crime com a presença da droga, geralmente sob o seu efeito ou para manter o vício.Hoje na Câmara Municipal de Inhumas os vereadores Professor Tonimar Camilo e Pacheco Júnior juntamente com o Presidente da Câmara Leandro Essado receberam a visita e tiveram uma reunião com a equipe de justiça Terapêutica.
O Programa Justiça Terapêutica funciona na cidade de Inhumas desde maio de 2012, com salas nas dependências do Fórum. O objetivo é oferecer tratamento ao infrator usuário/abusador/dependente de drogas que tenha cometido crime com a presença da droga, geralmente sob o seu efeito ou para manter o vício. Porém a prática e realidade de Inhumas levou a Equipe a atentar para alcoólatras, adolescentes e alguns indivíduos sem passagem criminal a nível de intervenção preventiva a fim de que os crimes não venham a ser cometidos.Nos casos com maiores comprometimentos devido ao uso da droga, a Equipe faz a mediação da internação para desintoxicação.
Acaba-se oferecendo suporte e atendimento específicos aos familiares envolvidos em primeiro grau no transtorno gerado pelo uso dos entorpecentes; ouvindo-os, orientando-os e procurando propor uma mudança de atitude de ambas as partes; a fim de que se restabeleça o convívio e a confiança possa ser reconquistada aos poucos.
A Equipe é composta pelas seguintes profissionais: Talita Rodrigues (enfermeira); Juliana Ganzaroli (terapêuta ocupacional); Valéria Lino (assistente social) e Etelvita Reis (psicóloga).