Segurança nas escolas
O Estado de Goiás já conta com uma lei de combate aos atos de violência física ou psicológica cometidos por estudantes dentro do ambiente escolar, prática conhecida como bullying.O Estado de Goiás já conta com uma lei de combate aos atos de violência física ou psicológica cometidos por estudantes dentro do ambiente escolar, prática conhecida como bullying.
Com a nova lei, todas as escolas publicas ou privadas da educação básica serão obrigadas a incluir medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying nos projetos pedagógicos.
A norma tem prazo de seis meses para entrar em vigor. A tendência é que as reformulações nos currículos escolares incluirão elementos como a arte, o esportivo, a valorização do meio ambiente e da vida.
Entre os principais problemas acarretados pelo bullying, contam a depressão, agressividade, autodestruição, sentimentos de vigança, baixa autoestima, ansiedade. Esses sintomas podem desencadear, muitas vezes, em evasão escolar.
Com a popularização da internet, a prática do bullying estrapolou o espaço da escola e agora também aparece na rede mundial de computadores. A ferramenta tem sido utilizada para disseminar humilhações, constrangimentos e maus-tratos.
Na rede pública estadual, a Secretaria de Educação já prepara ações para intensificar os trabalhos desenvolvidos no combate à prática do bullying. Ainda no segundo semestre letivo deste ano, será realizado o segundo encontro estadual de professores sobre segurança nas escolas. No primeiro evento deste ano, realizado no passado, cerca de 900 professores foram capacitados para perceber e combater a prática.
Alfredo Mergulhão
Noticia publicada pelo jornal o goianao da cidade de Inhumas