Publicado em 07/11/2006 15:43

Agora é lei

A profissão dos agentes comunitários de saúde  e dos agentes de combate às endemias agora está regulamentada.

A profissão dos agentes comunitários de saúde  e dos agentes de combate às endemias agora está regulamentada.  A promulgação da Lei 11.350/06  foi publicada no Diário Oficial da União do dia 6 de outubro. De acordo com a  nova legislação, as atividades dos agentes do Programa Saúde da Família (PSF) serão exercidas exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o texto, para ingressar na profissão é necessário ter o curso de qualificação básica e o ensino fundamental.
 
Para dar  maior transparência ao processo seletivo público, o projeto estabelece a realização de provas, entrevistas e títulos e a participação do conselho de saúde local em todas as fases da seleção. De acordo com o Município, o chefe do Executivo deve elaborar  um projeto de lei para apreciação e autorização dos vereadores. Parlamentares de Inhumas, receberam uma comissão de agentes solicitando apoio na  aprovação da matéria
 
SAÚDE DA FAMÍLIA
 
O PSF,  pela sua complexidade, desperta grande interesse em debate público. Ele possibilita o resgate dos princípios fundamentais. A base do programa é a equipe de saúde da família composta por médicos, odontólogos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Cada equipe é responsável pela assistência a um grupo de famílias de determinado setor  residencial. O grupo de famílias é vinculado a uma equipe multi-profissional de saúde.
 
Em Inhumas, a saúde da família é a principal estratégia da atenção básica da saúde, um modelo, através da conversão  das unidades de saúde da família com clientela. Sob sua responsabilidade definida e com os profissionais especialistas atuando em equipes de referência e supervisão.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)