Bombeiros alertam: cuidado com a umidade baixa do ar
Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados com a baixa umidade do ar

Fonte: CORPO DE BOMBEIROS
A umidade do ar é o nome dado ao vapor de água existente na atmosfera que varia de acordo com a temperatura e a pressão do clima. É a "concentração de água na atmosfera". A aspereza da pele, as rachaduras nos lábios, a ardência nos olhos e a leve falta de ar não enganam. A estação da seca chegou e, pelo menos até meados de setembro, dificilmente dará trégua.
Persiste o alerta de que, a umidade relativa mínima fica abaixo dos 30% inclusive em algumas localidades do centro-oeste norte e sul goiano, os índices podem ser mais críticos, ou seja, cerca de 20%. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera preocupantes índices abaixo de 30%, que podem desencadear riscos à saúde.
Para aliviar os sintomas
- Evite atividades ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa.
- Outra orientação é para que moradores das áreas afetadas bebam bastante líquido para não ter problemas de desidratação.
- Evite tomar banhos muito quentes e demorados.
- Nunca saia de casa sem o protetor solar.
- Troque comidas gordurosas por alimentos mais leves.
- Toalhas molhadas e bacias com água no quarto, hidratante para o corpo e soro fisiológico passam a fazer parte da rotina de quem vive na região.
- Informamos também que o tempo aumenta o risco de incêndios florestais. Com isso, recomenda-se orientar a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motorista que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.
- Beber muito líquido, evitar roupas quentes e ficar longe da exposição direta ao Sol são medidas simples que podem garantir mais saúde nesta época do ano.
COMENTÁRIOS
Comentar usando as redes sociais
Caixa de comentários TUDOIN