Casa Cor Goiás 2010 aprimora conceitos .
Desenvolvimento de projetos sustentáveis é tema de palestra para profissionais

Em 2010, a Casa Cor Goiás aprimora o conceito de sustentabilidade incorporado ao evento em 2009, propondo uma mudança de comportamento e provando que é possível criar ambientes originais, sofisticados, confortáveis, funcionais e de bom gosto. Para isso, a organização da mostra promoveu uma palestra com o objetivo de orientar os 69 profissionais participantes acerca dos procedimentos necessários para viabilizar e desenvolver, de maneira sustentável, os projetos dos 45 ambientes da mostra. A oradora foi Paola Figueiredo, diretora do Grupo Sustentax, que é apoiador institucional da mostra desde o ano passado.
Durante a palestra, foram abordados os materiais e práticas mais indicadas nos projetos arquitetônicos, como, por exemplo, a importância do uso de madeira legal, do aproveitamento de luz e ventilação naturais, uso racional de água, dentre outras dicas. Foi recomendada ainda a preferência por produtos com certificados e/ou atestados que garantam a sustentabilidade, pois eles incorporam aspectos de responsabilidade social, ambiental e de saúde para as pessoas.
"Todos os ambientes da Casa Cor Goiás 2010 serão avaliados pela Sustentax por meio de uma planilha de sustentabilidade, e cada item sustentável utilizado no espaço será indicado de forma diferenciada, facilitando assim o seu reconhecido pelo público", esclarece a diretora do grupo, Paola Figueiredo. Dessa forma, quanto mais itens sustentáveis sejam empregados, maior será o destaque do ambiente junto aos visitantes, "o que é mais um estímulo para que os profissionais se aprofundem sobre o tema, resultando em benefícios para a mostra e também em seus projetos pessoais", completa.
A designer de interiores Wanessa Clara, que esteve presente à palestra, afirma que pretende trabalhar ao máximo a sustentabilidade no ambiente que desenvolverá para a mostra, como forma de ressaltar as vantagens que podem ser obtidas com o uso de itens sustentáveis nos mais variados espaços. É a mesma opinião da também designer de interiores Maria Célia Morais, que destaca ainda a orientação profissional como fator primordial para difundir a sustentabilidade nos projetos arquitetônicos em geral.
Em 2009, o Grupo Sustentax foi o responsável pela introdução e conscientização dos profissionais sobre o tema sustentabilidade e as vantagens de sua utilização na elaboração dos ambientes. Já em 2010, a idéia é ter a sustentabilidade empregada de forma efetiva em todas as etapas dos projetos, desde a criação, concepção, implantação e durante a mostra e também na sua desmontagem. A primeira meta é reduzir o lixo em 70% e, para alcançar o objetivo simbólico do selo Lixo Zero, os materiais descartados serão separados em categorias. A elaboração dos projetos leva em conta a utilização dos materiais após o uso, conhecida como design reverso. Com o tema "Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz", a Casa Cor Goiás 2010 acontece de 07 de maio a 15 de junho, na Alameda Ricardo Paranhos, em Goiânia.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Assessoria de Imprensa da Casa Cor Goiás 2010
Jornalistas: DORIS COSTA - (62) 9293.32.40 / TAYSA LARA - (62) 8476.23.70
E-mail: casacorgoias2010@gmail.com
Legenda Foto: Sheila Podestá (E) e Eliane Martins (D), organizadoras da Casa Cor Goiás 2010, recepcionam Paola Figueiredo (C), diretora do Grupo Sustentax, durante palestra sobre sustentabilidade promovida para os profissionais participantes da mostra
COMENTÁRIOS
Comentar usando as redes sociais
Caixa de comentários TUDOIN