Publicado em 18/03/2010 14:24

De Goiabeiras a Tudoin .

Próximo dia 19 de março tem comemoração dupla em Inhumas. Aniversário da cidade e de lançamento do site TUDOIN.

Todo bom inhumense sabe que o sagrado 19 de março é a data da emancipação de nossa cidade e símbolo da liberdade de nosso povo.De um nada situado às margens da Estrada Real,que ia até à Cidade de Goiás, capital da província, surgiu esta cidade cujo processo de libertação foi mais complexo que trazer gente para o planalto central. Como há falta de registros da Fazenda Cedro(aquela que as crianças tanto ouvem falar nas escolas),os documentos oficiais apontam a Fazenda Goiabeira, de Félix Rodrigues, como a origem de Inhumas.

Em 27 de março de 1896, o "tantinho" de casa tornou-se Distrito de Goiabeiras, vinculado a Curralinho, hoje Itaberaí. Já em 1908,o nome passou a ser Distrito de Inhumas. Mas como nem sempre as coisas vão para melhor,a nossa cidade perdeu o título de "Distrito" em 1909 e voltou a ser apenas um povoado. Deve-se lembrar que nós estávamos sob o domínio de Curralinho. O fôlego de vida veio apenas em 23 de dezembro de 1912,quando voltou a ter o título de "Distrito".

O quase ideal estaria por vir. O Distrito de Inhumas tornou-se Vila em 27 de janeiro de 1930, no contexto da Revolução protagonizada por Getúlio Vargas. Como uma consequência já sem volta,foi eleito o nosso primeiro prefeito constitucional, Cel. José Rodrigues Rabelo, em 19 de março de 1931, marco da tão esperada (e necessária) emancipação. Hoje, com o mesmo sentimento de liberdade de se autoproclamar, comemoramos os 79 anos da eterna "Goiabeiras", descendente legítima da Fazenda Cedro e mãe de um povo que trabalha, luta e cresce.

É um ótimo momento para comemorar. Sem perder tempo, a Prefeitura organizou a tradicional comemoração de aniversário.Nesta sexta-feira,estarão presentes figuras importantes da conjuntura política do estado: o governador Alcides Rodrigues, o vice-governador Ademir Menezes, e prefeitos e vereadores de outas cidades, deputados federais e estaduais, além, claro, dos responsáveis políticos de Inhumas. É nesse contexto de alegria e de exaltação, que o TUDOIN também comemora os seus 4 anos de prestação de serviços para o povo, para a cidadania, para a boa informação, para o entretenimento de qualidade. Aqui,o navegante encontra classificados, colunas, opiniões, enfim, a vanguarda de um jornalismo cada vez dinâmico, plural e atualizado segundo as necessidades locais e geopolíticas dos cidadãos.

Então,leitor,comemore(com responsabilidade,é claro) estes 79 anos de Inhumas.E tenha em mente que,nós,inhumenses,somos o presente da cidade e que você é o presente do TUDOIN! Continue conosco nessa luta pelo desenvolvimento social e político da eterna "Goiabeiras". Parabéns INhumas! Parabéns navegantes!

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)