Publicado em 04/11/2010 04:46

Doença preocupante

Os efeitos do rotavírus podem ser  reduzidos através da imunização. A vacina contra a doença faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) desde março de 2006.

Os efeitos do rotavírus podem ser  reduzidos através da imunização. A vacina contra a doença faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) desde março de 2006. Disponível nos postos de saúde, a primeira dose deve ser aplicada no segundo mês de vida da criança e a segunda no quarto mês. Em Goiás, porém, a meta de 90% de cobertura vacinal
preconizada pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização não tem sido alcançada, ficando apenas em  70%.

 

O QUE É  ROTAVIROSE?

 

Rotavirose é causada por vírus. É uma doença que provoca diarréia aguda frequentemente acompanhada de febre e vômitos. Em todo o mundo é considerado um dos mais importantes agentes causadores de gastroenteristes e de óbitos em crianças menores de 5 anos.

A maioria das crianças se infecta nos primeiros anos de vida, porém nos casos mais graves ocorrem principalmente em crianças de até 2 anos de idade. Crianças prematuras de baixo nível socioeconômico  ou com deficiência imunológica estão sujeitas à manifestação da doença de maior gravidade.

Trata-se da doença diarréia aguda (DDA), também conhecida como rotavirose, que atinge principalmente crianças menores de 5 anos. Preocupa autoridades de saúde de Goiás.

Notícia publicada pelo jornal o goianao da cidade de Inhumas.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)