Publicado em 25/11/2010 05:34

Escolas de Tempo Integral realizam 2ª Mostra de Arte

O evento será realizado no Teatro Madre Esperança Garrido, no Colégio Santo Agostinho, em Goiânia com a participação de 500 estudantes.

Cerca de 500 estudantes de Escolas Estaduais de Tempo Integral de Goiânia, Inhumas e Anápolis apresentam o espetáculo Localidade, às 19h30 de hoje. O evento será realizado no Teatro Madre Esperança Garrido, no Colégio Santo Agostinho, em Goiânia. A apresentação inclui números de flauta, violão, percussão, dança, teatro, acrobacia, capoeira, contação de histórias e outras linguagens da arte.

O espetáculo é uma mostra do trabalho realizado pelos professores de arte da Secretaria de Estado da Educação nas 120 Escolas de Tempo Integral em todo o estado. Sendo que desta apresentação participam cinco escolas da capital, duas de Inhumas e uma de Anápolis. O tema Localidade foi desenvolvido durante todo o ano letivo nas escolas e possibilitará um espetáculo interativo, cujo personagem central encontra nas diferentes linguagens da arte, nas relações fraternas e na escola a motivação para recriar o mundo.

Esta é a 2ª Mostra de Arte das Escolas Estaduais de Tempo Integral realizada pela Secretaria da Educação e organizada pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, que capacita os profissionais que ensinam a arte nas escolas da rede pública estadual.

Desde a abertura da primeira Escola de Tempo Integral, em 2006, o ensino da arte vem cumprindo um importante papel, assim como as atividades esportivas, as oficinas de leitura e língua estrangeira, o reforço escolar e as práticas de meio ambiente e cidadania. As crianças encontram nas oficinas e aulas de arte, nas suas diferentes formas, mais alegria e entusiasmo para cumprir a jornada escolar diária, aprendendo e, ao mesmo tempo, manifestando suas potencialidades.

A Escola Estadual de Tempo Integral é a base da política educacional desenvolvida pelo Governo de Goiás, a partir de 2006. A ampliação do tempo de permanência da criança na escola exigiu a reformulação da prática pedagógica, a mudança dos currículos e investimentos em formação dos professores. A experiência começou com 23 escolas e, neste momento, Goiás conta com 120 Escolas Estaduais de Tempo Integral, com 21.804 estudantes beneficiados em 637 classes, em 61 municípios.

Entre outros resultados, as Escolas de Tempo Integral tiveram melhoria considerável, segundo avaliação do Ideb de 2009. Dentre as 91 escolas avaliadas, 59,34% alcançaram ou superaram a meta prevista para 2009, enquanto 16,48% ficaram abaixo do desempenho esperado. Em 24,18% das escolas, o Ideb não foi aferido.

Três escolas superaram a nota de 6.0 dos países desenvolvidos. A Escola Estadual Michele Santinoni, de Ipameri, que teve Ideb de 5,1 em 2007, alcançou nota 6,7 em 2009, superando a meta estabelecida para 2021. A Escola Estadual José Feliciano Ferreira, de Mara Rosa, passou de 4,1 em 2007 para 6,3 em 2009. Já a Escola Estadual Rui Barbosa, de Pontalina, que obteve nota 4,5 em 2007, alcançou nota 6,0 em 2009.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)