Publicado em 22/12/2008 10:19

Estabelecimentos de Saúde-GO

Anvisa aponta irregularidades levam 219 estabelecimentos de saúde. 12 hospitais foram interditados total e 17 tiveram partes interditadas.



A Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental (Svisa), unidade da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), alerta que existem no Estado 219 estabelecimentos de saúde com processos administrativos sanitários em tramitação. Diferentes irregularidades foram apontadas durante a fiscalização.

De 219, 12 hospitais foram interditados totalmente e outros 17 hospitais tiveram partes interditadas, como: centros cirúrgicos, centrais de materiais esterilizados e lavanderias. Dentre os demais estabelecimentos de saúde foram interditados: um serviço de radiodiagnostico, uma clínica odontológica, um aparelho para a realização de mamografia, duas unidades básicas de saúde e uma agência transfusional e um laboratório.

Entre as principais irregularidades detectadas pela Svisa, estão a inadequação de fluxos e setores de áreas críticas como centros cirúrgicos, centrais de material esterilizado, lavanderias e serviços de nutrição e dietética.

Outros fatores alistados foram: comissões de controles de infecção hospitalar implantadas e não implementadas; falta de recursos para a higienização das mãos; estrutura predial sem manutenção periódica levando a infiltrações, mofos, rachaduras, vazamentos; falta de sistema emergencial de energia elétrica; planos de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde não implementados; e radiodiagnóstico com qualidade inferior a esperada.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)