Publicado em 27/04/2009 09:35

IFG inaugura mais dois campi

Obras do Instituto Federal Goiano, campi Itumbiara

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) vai inaugurar mais dois campi, o de Itumbiara e o de Uruaçu. A solenidade será presidida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, amanhã, dia 24 de abril, às 15 horas, no campus de Itumbiara. Simultaneamente, por videoconferência, serão inaugurados os campi de Uruaçu (IFG) e mais dois pertencentes ao Instituto Federal do Mato Grosso – em Pontes de Lacerda e Campo Novo do Parecis. O ministro da Educação, Fernando Haddad, juntamente com o reitor do IFG, Paulo César Pereira, também estarão presentes no evento.

A área, de aproximadamente 50 mil m², onde funciona o campus de Itumbiara, foi doada pela Prefeitura da cidade em contrapartida exigida pelo governo federal para a implantação das novas unidades previstas no Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A unidade abrigará dois prédios: um administrativo, com laboratórios de informática e uma biblioteca, e outro com salas de aula. Hoje, as aulas e a administração do campus estão funcionando no prédio reformado da sede, mas a segunda etapa da obra está sendo iniciada. Será construído um novo prédio com previsão de término no final de 2009, com recursos federais na ordem de R$ 1,5 milhão.

As atividades do campus de Itumbiara se iniciaram no segundo semestre de 2008 com 240 alunos. A previsão é de que no próximo semestre desse ano esse número aumente para 330, distribuídos nos cursos técnicos e cursos subsequentes ao ensino médio em Automação Industrial e Eletrotécnica e curso superior de Licenciatura em Química. “A previsão é de que até 2010, com a estrutura completa do campus, tenhamos de 700 a mil alunos”, afirma o Diretor-geral, Roberlam Gonçalves Mendonça.

Atualmente, o IFG possui cinco campi – Goiânia, Inhumas e Jataí -, com previsão de ampliação para mais três – Formosa, Anápolis e Luziânia, que estão em fase de implantação e previsão de término no final de 2009. A expectativa, segundo o reitor Paulo César, é que, com a expansão, as vagas dêem um salto. “Em três ou quatro anos, a meta é que amplie de cinco mil para 10 mil a oferta de vagas no Instituto Federal de Goiás”.

Uruaçu

A inauguração do campus de Uruaçu será realizada simultaneamente com a de Itumbiara por videoconferência, às 15 horas. Participarão da solenidade o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Eliezer Moreira Pacheco, o vice-reitor do IFG, José Sérgio Sarmento, além de autoridades municipais, estaduais e a comunidade.

As atividades na unidade de Uruaçu se iniciaram no segundo semestre de 2008, quando foi realizado o primeiro processo seletivo. Atualmente, cerca de 240 alunos estão tendo aulas, ministradas temporariamente na Universidade Estadual de Goiás e na Escola Estadual Francisco Antônio Azevedo.

O campus abriga três cursos, um superior – Licenciatura em Química – e dois técnicos – um técnico em Manutenção e Suporte em Informática na modalidade de educação para jovens e adultos (Proeja) e outro subseqüente ao ensino médio de Edificações, para pessoas acima de 18 anos que não tenham concluído o ensino médio.

O campus de Uruaçu é composto por duas áreas: um deles já está em atividade e abriga o setor administrativo e o outro, cuja inauguração será amanhã, abrigará as salas de aula, laboratórios e toda a parte acadêmica. Nessa primeira fase da reforma, foram gastos R$ 1,5 milhão, recursos provenientes do governo federal.

 

Vicente Carote

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)