Lançamento de Livro
No próximo dia 28 será lançado na UEG-Inhumas, o novo livro do escritor inhumense Davi Isaias, Contagem Regressiva.
Novo livro de Davi Isaias será lançado na UEG
No próximo dia 28 será lançado na UEG-Inhumas, o novo livro do escritor inhumense Davi Isaias, Contagem Regressiva.
Esta é a segunda obra do autor, que estreou na literatura com o livro Cleide Campos, uma homenagem a sua esposa, que faleceu de forma abrupta. Contagem Regressiva é composto de 13 histórias curtas, todas ilustradas pelo artista plástico Nonatto Coelho e apresentação da professora Maria Eugênia. Para a professora, Contagem Regressiva possui semelhança com os contos policiais de Edgar Alan Poe, escritor norte-americano que viveu entre os anos 1809 e 1849, criador das narrativas policiais.
Talvez essa semelhança se dê pelo fato de este talentoso escritor ter sua atividade profissional voltada para tal realidade, pois é advogado criminalista atuante em Goiás há muitos anos?. Entusiasmada, diz que Tentativa, Culpa, Premonição e os outros contos desta coletânea nos prendem em uma fantástica teia de suspense, do início ao fim.
A solução para os conflitos instaurados no interior de cada uma das narrativas só se dá através da análise minuciosa dos indícios, assim como ocorre na maioria dos contos de Poe. Logo, nós, leitores, nos encontramos envoltos nesta fantástica teia, o que não nos permite abandonar a leitura da obra sem que busquemos ansiosamente o epílogo de cada uma das magníficas histórias.
Davi Isaias usa da linguagem simples, o que facilidade e torna a leitura agradável e suaviza a morbidez da temática principal que é a morte, presente em quase todos os escritos. O primeiro conto, Tentativa, fala da intenção da esposa de eliminar a vida do marido com chumbo derretido no ouvido, enquanto ele dorme. Culpa, o segundo conto, trata da discussão de um casal sobre a morte da filha, afogada em uma piscina. O terceiro é o mesmo tema, enfocado de outro ângulo pelo autor.
Na história que dá nome ao livro, Contagem Regressiva, trata do cotidiano, onde a violência já é uma constante na vida de cada um. As narrativas nos demais, a temática segue neste contexto, sendo que, em Metamorfose, conto premiado em primeiro lugar no festival GREMI de 2004, a morte está também presente, mas o autor usa do recurso do realismo fantástico, para o desfecho da escrita. Na narrativa seguinte o autor se mostra engajado na seqüência: teologia da libertação, sem-terra, fazendeiro, crença e violência. O próximo fala de futebol e o próximo relata a história de morte e usurpação do trabalho intelectual de um escritor famoso, por uma professora que fazia a revisão de seus escritos.
Contagem Regressiva é um livro de leitura fácil e agradável, que vale a pena conferir. Davi Isaias é advogado, atualmente vice-prefeito de Inhumas. O lançamento será realizado na UEG, na salão de eventos da Sub-Secretaria de Educação de Inhumas, na Rua João Jorge Sahium, Vila Lucimar, às 20 horas do dia 26 de junho.
COMENTÁRIOS
Comentar usando as redes sociais
Caixa de comentários TUDOIN