Publicado em 25/05/2010 14:25

Marcha à Brasília foi frustrante, diz Abelardo Vaz

Durante os 3 dias da 13ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios os prefeitos, vices e vereadores mostraram seu poder de organização.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AGM

Durante os 3 dias da 13ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios os prefeitos, vices e vereadores mostraram seu poder de organização. Isso ficou comprovado com as participações de mais de 4 mil municípios brasileiros. Outro fato que demonstrou o poder de força foram as participações, como convidados especiais, do Presidente da República Luís Inácio da Silva e dos presidenciáveis José Serra, do PSDB,  Dilma Rousseff, do PT e Marina Silva, do PV.

Entretanto quase todos os participantes retornaram aos seus municípios de origem insatisfeitos com os resultados obtidos e até mesmo decepcionados. Um dos motivos foi o não atendimento das suas reivindicações básicas: a garantia da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que garante recursos federais para a Educação e a definição da distribuição dos royalties do petróleo extraído do Pré-Sal.

Mesmo com a forte articulação no Congresso Nacional, com os prefeitos reunindo com os congressistas de seus Estados, os participantes da Marcha não obtiveram o compromisso de que haverá agilização nas votações dessas matérias.

O presidente da AGM, Associação Goiana dos Municípios, Abelardo Vaz, do PP, diz que “isso gerou um clima de insegurança junto aos prefeitos uma vez que os municípios enfrentam uma grave crise, nunca vista antes”. Para ele o clima de retorno aos municípios de origem foi de “decepção”. “Foi frustrante” disse ele “já que os pleitos apresentados não foram atendidos.

Parte dessa frustração deve se ao não compromisso do Presidente da República em socorrer os municípios. Lula, por sua vez, em nada sinalizou pela liberação de recursos de compensação das perdas do FPM provocadas pela redução e até isenção de IPI para vários produtos.

Já o vice-presidente da AGM, Márcio Cecílio Ceciliano, do PSDB, analisou o contato que os participantes da Marcha tiveram com os três candidatos à Presidência da República. “Todos, e principalmente a ex-ministra Dilma ,foram superficiais em suas colocações e evasivos, não sinalizando uma solução futura para os prefeitos”.

Entretanto, todos veem na Marcha um ponto altamente positivo: a constatação de que os gestores municipais estão coesos e mobilizados.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)