Publicado em 06/02/2008 17:09

Os últimos flagras da cidade de Inhumas

Os últimos flagras da cidade de Inhumas. Malfeitos, aprovado, encontro, casamento, política e muito mais.

MALFEITOS
2007, ano politicamente desastrado e frustrante, com episódios nada edificantes, como foi o caso da crise do Senado. 2008, chega com visão de ano de campanha eleitoral. Eleitores desiludidos podem indagar: valerá a pena votar? Não obstante os malfeitos da política brasileira, o voto continua a última esperança. A  partir das eleições municipais é que os brasileiros podem encontrar o caminho para a reversão dos cenários ruins. A autoridade de nível municipal é que pode enxergar a realidade e entender as demandas locais.

 

APROVADO
O jovem Renan, filho do casal Adriano Lôbo Sahium/Elaine Lopes Vila Verde Sahium, foi aprovado no vestibular para o curso de engenharia civil, da Universidade Católica de Goiás (UCG). Recebendo cumprimentos de familiares e amigos.

 

ENCONTRO
Como sempre todo ano em janeiro, o movimentado encontro de intelectuais em torno da feijoada-galinhada, promovida pela escritora Umbelina Frota. Este ano aconteceu na sede da Associação Atlética Inhumense, dia 20 (sábado). Momento de descontração e assuntos literários. Turma de Goiânia e outras cidades marcando presença.

 

CASAMENTO
Os jovens Paula e Eliandro casaram-se dia 19 de janeiro, na Igreja Assembléia de Deus - Ministério Fama. Paula é filha do casal Davi Isaías da Silva - vice-prefeito inhumense -, e Cleide Campos e Silva (em memória). Eliandro é filho do casal HélioAntoniassi/Elizabete Marques Antoniassi. União de família de Inhumas com de Paraná.

 

100  ANOS
O Brasil tem 183.987.291 habitantes, segundo contagem da população realizada recentemente pelo IBGE. Desde o censo de 2000, quando era de 169,7 milhões de pessoas, a população brasileira cresceu a taxa anual de 1,21%. Há mais de 11 mil pessoas com 100  ou mais anos.

 

PDT  DE INHUMAS
Na convenção do PDT de Inhumas realizada dia 15 de dezembro último, o novo diretório ficou assim constituído, para mandato de dois anos: Valdir José Ribeiro, presidente.  Abdicare Calil Rime, 1º vice. Sebastião Carlos Moreira Melo, 2º vice. Valderico Pereira Novais, secretário. John Cássio Silva e  Aldo Normandos Sateles, vogais. Vereador Benedito Moreira Sobrinho, Líder da Bancada na Câmara. Hugo Pascoal Reis, presidente do Conselho de Ética. Adolfo Camargo Borges, presidente do Conselho Fiscal.

 

CAMINHAR
Mais conselhos: caminhar é prática saudável.  Comece caminhando de 20 a 30 minutos por dia, e aumente de 5 a 10 minutos por semana, até completar 1 hora. Mas consulte o médico antes.

 

ASSUSTANDO
No curso do ano passado, além do problema com o leite, na entressafra, ocorreu a absurda elevação de dois ítens: o feijão do tipo mais consumido subiu 138,48%  e a bata-inglesa quase 70%. A rigor, nem mesmo para os produtores isto é bom, pois tem um pouco de ilusório, já que são preços sustentáveis e assustam os consumidores, levando-os a diminuir a aquisição desses produtos ou mesmo buscar outra alternativa para substituí-los.
O prudente mesmo é trabalhar pela retomada de estabilidade dos preços de alimentos.

 

QUEBRA DE SIGILO
A Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB) vai propor ação de inconstitucionalidade contra o mecanismo criado pelo governo que obriga as instituições financeiras a repassarem semestralmente à Receita Federal dados sobre movimentação bancária de pessoas físicas e jurídicas. O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Vladimir Rossi Lourenço, considera que a medida caracteriza quebra de sigilo bancário. A instrução normativa criada pelo governo Lula começou a funcionar no primeiro dia do ano.

 

GUERREAR
O secretário estadual de Saúde, Cairo de Freitas, afirmou que a guerra contra a  febre amarela exige a participação de toda a sociedade. Alerta que a participação de todos é imprescindível para combater a infestação do mosquito da dengue, que também pode transmitir esse mal. No passado, a doença causava sérios danos econômicos ao País. Cairo de Freitas fala dos riscos de urbanização da febre, mas vê que ela está sob controle.

 

DIRETOR
Na opinião geral, a participação popular foi decisiva no processo de elaboração do Plano Diretor de Inhumas. Este retrata fielmente o resultado das pesquisas, debates e discussões em dezenas de audiências públicas realizadas pela Câmara de Vereadores. Deve ser aprovado brevemente. Plano diretor é um instrumento obrigatório nas cidades acima de 20 mil habitantes, como estabelece a Constituição Federal.

 

OPORTUNO
O plano é extramamente oportuno, uma vez que vai disciplinar o desenvolvimento populacional. Ordena ações e ocupações dos espaços urbanos, cuidando do crescimento territorial, da instalação de empresas nos locais adequados em fina sintonia com a preservação ambiental. Nesse caminho estará, certamente, firme no combate a especulação imobiliária e aos empreendedores sem compromisso com a qualidade de vida do município. Impõe-se hoje uma intransigente defesa em favor de uma zelosa observância das normas e respeito de loteamentos. Criá-los sem a mínima infra-estrutura é atitude que tem até um lado maldoso, pois se condenam centenas de famílias a moradias desassistidas dos benefícios infra-estuturais mínimos como abastecimento regular de água de qualidade e sistema de esgoto, bem como ruas regulares e aptas à futura pavimentação.

 

 

Sader Calil - Jornal O Goianão
sadercalil@uol.com.br
(062)3511-2076
Curso Superior em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás
Jornalista reconhecido regionalmente por seu trabalho executado em Inhumas e região através do Jornal Goianão. Sr. Sader é também professor aposentado da rede pública de ensino.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)