Publicado em 12/01/2009 11:01

Pele após exposição ao sol.

Foto com luz ultravioleta revela manchas provocadas pelo sol.Autobronzeador e maquiagem corporal são alternativas ao sol.

Em tempo de férias, verão e muita praia, os especialistas recomendam cuidado com o sol. A administradora Regina Kahmann, branquinha, 25 anos de praia e com uma vontade louca de ficar bronzeada, fez um teste para saber como fica a pele depois do sol. Sempre que possível estou indo para praia, pegar um sol, uma cor. Acho que nossa aparência fica melhor quando estamos bronzeadas, diz.

Regina fez primeiro uma foto com luz ultravioleta para ver as manchas causadas pelo sol. Tudo isso aí que aparece são sardas?, pergunta.

São. O que acontece é que essas sardas podem se juntar, e provocar manchas maiores. Olhando para a sua pele, daria 10 anos a mais do que você tem, explica a dermatologista Aline Pinheiro.


Depois da foto, Regina foi tomar banho de sol da mesma maneira que sempre faz: com pouca proteção. No fim do dia, voltou ao consultório.

Na fotografia, pode-se ver diferença. Há áreas mais claras, e a gente vê que existe um escurecimento da coloração cinza-enegrecida em quase todo nariz, e um espaço branco é praticamente todo tomado pela manchinha escura", mostra a dermatologista.


Olha só, a exposição de um único dia já pode ter causado um dano que não seja tão simples pra reverter, um único dia, surpreende-se a administradora.


Para ficar bronzeada de forma saudável é preciso ter paciência. O filtro solar deve ser aplicado 30 minutos antes de sair. O ideal é tirar toda a roupa para evitar falhas. Evite tomar banho de sol entre 10h e 16h. E, nessa hora, nada de economia: é preciso reaplicar o filtro a cada duas horas pelo menos.


Mas as mulheres acharam alternativas para ficar morena sem pegar sol. A atriz Maria Allencar usa autobronzeador, um creme que tem uma substância química que reage com a pele. Ela aplicou antes de dormir, no dia seguinte, acordou com outra cor. Fiquei num tom dourado, bonito, comentou.

 

O autobronzeador ganhou uma versão no estilo lava-a-jato. Basta meio minuto dentro de um boxe e pronto. Estou me sentindo a Garota de Ipanema, brinca a administradora Crisleine Pereira. A marquinha, tão querida pelas brasileiras, dura até 10 dias.

 

Para as mais desesperadas, uma solução localizada e rápida: a maquiagem corporal. Uma é feita com uma espécie de base líquida em spray, como se fosse uma meia-calça instantânea.


Realmente meia calça de antigamente é supercalor, tempo da vovó, brinca a analista de moda Andrea Lopes.


Mas antes de ficar animadinha, atenção para as contra-indicações. Se a pessoa não sabe se tem alergia ou não ao produto, ela deve testar em uma pequena área do corpo, como, por exemplo, o punho. Ver se vai ocorrer coceira, vermelhidão ou algum tipo de desconforto. Em geral a gente sugere que em função da grande quantidade de químicos nas fórmulas não seja usado por gestantes, ou seja mulheres grávidas ou mulheres em período de amamentação, alerta a dermatologista Aline Pinheiro.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)