Publicado em 28/12/2015 13:37

Projeto em Inhumas transforma lotes com focos de dengue em hortas comunitárias

Pelo projeto cerca de 80 lavouras já foram criadas e metá é chegar a 150.

Projeto transforma lotes com focos de dengue em hortas comunitárias (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Um projeto criado por moradores de Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia, transformou terrenos que antes abrigavam criadouros de mosquitos da dengue em grandes hortas comunitárias. Em toda a cidade, já existem 80 pequenas lavouras, mas a meta é chegar a pelo menos 150.

Para que as plantações sejam feitas, o dono do lote precisa autorizar o uso da terra, que passa a ser cuidada por um vizinho ou interessado em ajudar. Idealizadora do projeto, Mariza Garcia diz que o número de pessoas interessadas cresce a cada dia.

"Todo dia tem alguém ligando ou procurando. [Eles] têm confiança no projeto. Nós não queremos invadir a área de ninguém, só cuidar, ter o zelo", disse.

Roupeiro em um time de futebol, Amado José da Silva aderiu ao projeto e, nas horas vagas, cuida de um terreno cercado por casas. "A gente se ofereceu para plantar e deixar o lote bonito, limpinho. Esse mosquito da dengue está acabando com todo mundo", afirma.

De crianças a idosos

Culturas variadas são plantadas nos espaços: abóbora, feijão, quiabo, jiló, pimenta, e milho. Também são diferentes os perfis de quem participa, como crianças e idosos.

O estudante Artur Franca Silva, de 7 anos, comemora poder estar em um lugar até então dominado pelo lixo e focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite não só a dengue, mas a febre amarela, chikungunya e zika vírus. "Era cheio de caco de vidro, o mato era grande. [Tinha] latinha espalhada acumulando água parada", lembra.

Já o aposentado Joaquim Lázaro Teixeira, de 82 anos, vê na iniciativa uma forma de cuidar do município. "Temos que zelar da cidade, ajudar fazendo o que pode", pondera ele, que também faz parte do mutirão.

O responsável por cuidar da horta é quem define a destinação dos alimentos. Alguns vendem para juntar uma renda extra, mas a maioria come em casa o que plantou ou divide com os vizinhos.

Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/12/projeto-transforma-lotes-com-focos-de-dengue-em-hortas-comunitarias.html

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)