Publicado em 04/07/2012 06:48

Reflexão para eleições 2012

Vai se aproximando o momento da campanha para as eleições municipais. O pleito que define prefeitos e vereadores é o mais importante para a vida dos cidadãos brasileiros.

O essencial para o dia-a-dia da população, uma vez que é na instância municipal que o cidadão revela as suas dimensões humanas, com todas as suas necessidades, preocupações, fraquezas e ansiedades. É no município que se viabiliza a progressão humana, condição essencial para o desenvolvimento econômico de uma nação.

É no município que se pode promover o desenvolvimento humano. A educação do cidadão, sua formação intelectual e profissional, as condições gerais para uma qualidade de vida digna ocorrem no município. O ideal que sempre se levantou pela construção de uma sociedade justa e humana, tem - nas eleições municipais - a possibilidade de reafirmar esse intento e continuar a partir dos municípios, um projeto de crescimento que coloque o cidadão como personagem e objetivo final de todas as ações.

A esfera política municipal é o conjunto das células que formam a base de irrigação do organismo republicano. De baixo para cima é a melhor direção para o aperfeiçoamento da democracia e do próprio pacto federativo, hoje muito desfigurado.

É dever dos cidadãos buscar o interesse geral. É dever dos partidos políticos incorporar e reproduzir as culturas e os interesses dos cidadãos.

As lideranças partidárias têm também uma responsabilidade indeclinável nos procedimentos para a consolidação de candidaturas com méritos. Devem elas agir com maior rigor na fase de recrutamento e encaminhamento das candidaturas para a homologação das convenções. A formação de chapas vulneráveis em termos de qualidade é sempre fator de comprometimento da escolha dos que vão administrar um município. Os partidos não podem ser negligentes neste compromisso.

Na distribuição de bem-estar para esses domicílios a administração de nível municipal tem grande importância, o que faz também ser importante o voto.

Notícia publicada no Jornal O Goianão ano 33, n. 480 página 2.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)