TV aberta e TV paga
Os novos conceitos sobre a TV que ainda não conhecemos.
Nos últimos anos, as TVs abertas têm sofrido fortes críticas a respeito do alto teor de sensualidade, sensacionalismo e violência. A TV paga te dá uma possibilidade de você ter uma escolha maior de programação, do que a televisão aberta, que possui evidentemente programas pré-determinados pela emissora. Para esclarecer os termos, TV aberta e TV paga, podemos dizer que: “TV aberta” é aquela que você possui normalmente, onde são oferecidos uma determinada programação nos canais existentes, mas neste caso você não vem a pagar por ela.Claro que não diretamente, querendo ou não a sociedade está pagando, pelo o que consome. Canais estabelecidos através de emissoras como, Rede Globo, SBT, TV Record, dentre outros.
A “TV paga”, funciona de forma contraditória, são canais oferecidos através de uma TV adquirida por uma compra de pacotes, onde você indivíduo irá pagar por ela, e escolher sua própria programação.Podemos citar como exemplos a SKY, e a DIRECTV.Certamente se o público, é um público mais esclarecido, que saiba discernir os programas, não irá assistir uma determinada programação que não seja de grande interesse, principalmente em se tratando de famílias.
Imagina uma família normal, com dois filhos pré-adolescentes ou adolescentes, se não há uma coibição de determinados programas fica difícil, pois o jovem não tem muito entendimento daquilo que está sendo passado, assim tantos os jovens, como as crianças, acabam pegando esses programas como ética e modelo a serem seguidos.O problema é que, ninguém se preocupa em interferir sobre este assunto.A sociedade se acostumou a assistir o que lhe é oferecido.Não que isso seja uma repreensão, claro que cada um de nós temos direitos á liberdade de escolha. Mas tudo aquilo que não ajuda uma sociedade, deve com toda certeza ser repensado.
Dentre estes fatos, pressupõe-se que, diferentemente do jovem o adulto saiba distinguir as programações que lhe é oferecida, cabe a ele coibir. Existem determinadas classes que realmente são mais atingidas, e consequentemente absorvem com mais facilidade os conteúdos transmitidos. É importante dizer que neste caso vai depender do esclarecimento de cada pessoa, se aquilo que está sendo assistido é de fato alienante.
Agora a última moda que ambas as TVs paga e aberta, vem seguindo, são os programas de reality shows, que são bastante apelativos e contêm um alto teor de sensualidade. As visões diante a esses programas são extremamente superficiais e ingênuas, mas que trazem ibope com aplauso da sociedade. O ibope realmente é o objetivo principal das emissoras. E esses programas somente possuem resultados positivos, por serem campeões no quesito chamado, audiência. Agora cabe a cada um de nós nos perguntarmos, será que tudo que traz benefícios a emissoras de televisão, vem a ser benéfico diante a sociedade?
Arieny L. fonseca
Acadêmica de Jornalismo
COMENTÁRIOS
Comentar usando as redes sociais
Caixa de comentários TUDOIN