XI FICA consolida parceria com a UFG
AGEPEL lançou no último dia 12 de maio a XI edição do FICA, que ocorrerá de 16 a 21 de junho na cidade de Goiás.
A Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel) lançou, na noite da terça-feira, 12 de maio, a XI edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que ocorrerá de 16 a 21 de junho de 2009, na cidade de Goiás. A solenidade de lançamento, realizada no Palácio das Esmeraldas, teve a presença do governador de Goiás, Alcides Rodrigues, e da presidente da Agepel, Linda Monteiro. O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFG, Anselmo Pessoa Neto, representou a UFG.
Este ano, o FICA recebeu 556 inscrições para a mostra competitiva, com 264 filmes brasileiros e 292 filmes de 47 países. Foram selecionadas 29 obras, sendo 12 de origem nacional e 17 oriundas de 13 países. Além do Brasil, participam da mostra competitiva do FICA filmes produzidos nos EUA, França, Dinamarca, Itália, Alemanha, China, Espanha, Grécia, Holanda, Irã, Nigéria e Polônia.
A presidente da Agepel reconheceu a importância do trabalho dos professores da UFG, Lisandro Nogueira e Laerte Guimarães, que são consultores do festival, respectivamente, nas áreas de cinema e meio ambiente. Linda Monteiro também agradeceu a confiança e a participação da UFG no FICA.
Presença da UFG – O pró-reitor Anselmo Pessoa (no centro da foto, com Laerte à direita e Lisandro esquerda) afirmou que, historicamente, a UFG sempre participou ativamente da organização do FICA, por intermédio de membros da comunidade universitária. Contudo, nos últimos três anos, a instituição reforçou sua relação com o festival, atuando como parceira do evento. “A UFG acredita que a consolidação do FICA é um ganho enorme para Goiás, para o Brasil e para o mundo. A universidade trabalha na consolidação do FICA como forma de garantir que ele seja um projeto permanente em nosso estado”, declarou o pró-reitor.
O professor Laerte Guimarães, do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), explicou que, este ano, a temática ambiental está ainda mais destacada no festival. Consultor da área de meio ambiente do FICA, ele destacou a realização do fórum “Globalização e as crises sem fronteiras: em busca de novos paradigmas sociais, econômicos e ambientais”, que será pontuado pela realização de palestras, debates e cursos. Laerte citou a participação de especialistas de prestígio, como a jornalista Miriam Leitão, o economista italiano Andrea Cattaneo e o pesquisador da Agência Espacial Americana (NASA), Eric Davidson.
Para o professor Lisandro Nogueira, coordenar a área de cinema do FICA é motivo de honra. “É uma forma de fazer a UFG estar presente no festival. Acredito que boa parte do que o FICA é hoje decorre da participação de professores e servidores técnicos da UFG, que sempre trabalharam pela consolidação do evento”, justificou. Sobre a programação de cinema, Lisandro apontou a presença de professores universitários ministrando cursos e participando de diversos setores do festival. O consultor de cinema do FICA afirmou que o principal critério para a seleção de filmes é a qualidade cinematográfica. “Além de abordar a temática ambiental, o filme precisa ter, acima de tudo, qualidade”, explicou.
Fonte: Ascom/UFG
COMENTÁRIOS
Comentar usando as redes sociais
Caixa de comentários TUDOIN